ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Vereadores criam cargo de assistente social e alteram número de administrativos

Novo concurso para tradutor de Libras e outros cargos deve ser lançado até o fim deste ano

Caroline Maldonado | 05/10/2021 11:31
Vereadores durante sessão ordinária, hoje (Imagem: Reprodução/Youtube)
Vereadores durante sessão ordinária, hoje (Imagem: Reprodução/Youtube)

Os vereadores aprovaram hoje (5) a criação do cargo de assistente social e mudanças no quantitativo de assistente administrativo e tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As alterações atendem a recomendações do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), conforme o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSDB).

Antes da votação o vereador lembrou que já é compromisso a abertura de novo concurso para intérprete de Libras e outras vagas, conforme noticiado em junho deste ano. O concurso deve ser lançado até o fim deste ano.

"No momento em que os aprovados assumirem o concurso teremos que exonerar os que estão nomeados, até porque não tem outra finalidade a não ser diminuir os comissionados e criar os cargos concursados, que é pedido do Ministério Público e Tribunal de Contas”, detalhou Carlão.

Os projetos foram aprovados com 23 votos favoráveis e nenhum contrário. Apesar de já ser recomendação dos órgãos fiscalizadores, Carlão lembrou que o cargo de assistente social também é anseio dos parlamentares, citando em especial o vereador Roberto Santana, o “Betinho” (Republicanos).

Ao declarar o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, a vereadora Camila Jara (PT) fez questão de destacar a importância do cargo. “Esses projetos aumentam a transparência do poder público. Tenho que certeza que o cargo de assistente social vai ajudar muito no atendimento também às mulheres”, comentou.

As alterações na resolução que prevê os cargos foram feitas por meio dos decretos legislativos nº 10.326 e nº 10.327.

O único concurso que a câmara fez até hoje teve 70 vagas e os aprovados foram sendo chamados aos poucos. Foram inscritos 18.022 candidatos, porém 4.818 deixaram de fazer a prova objetiva.

A realização do concurso público era exigência do MPMS por causa número elevado de funcionários com cargos comissionados. Foi convocada apenas uma intérprete de Libras, mas a demanda é grande com a realização de duas sessões ordinárias por semana, audiências públicas e outros eventos.

Nos siga no Google Notícias