ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Vereadores desistem de ação contra "reajuste abusivo" do IPTU

Leonardo Rocha | 24/01/2014 13:34
Otávio explica que saída jurídica mais eficiente será a ação individual de cada contribuinte que se sentir lesado (Foto: Divulgação)
Otávio explica que saída jurídica mais eficiente será a ação individual de cada contribuinte que se sentir lesado (Foto: Divulgação)

Após reunião com o secretário de Receita, Disney de Souza, os vereadores Edil Albuquerque (PMDB) e Otávio Trad (PT do B) desistiram de entrar na justiça contra o reajuste do IPTU. Eles vão deixar que cada contribuinte ingresse com ação na Justiça para questionar o valor.

Otávio explicou que a saída jurídica mais eficiente é que cada contribuinte compare os carnês deste ano com o de 2013, se for maior que 5,93%, estipulado no decreto do prefeito, este pode acionar a justiça para “impugnar” o aumento ou ter seu valor ressarcido, caso já tenha efetuado o pagamento.

“Entendemos que esta ação precisa ser individual e não de forma genérica, o contribuinte que se sentir lesado pode e deve procurar seus direitos”, apontou ele.

Apesar da explicação da prefeitura, que apenas 2% dos contribuintes tiveram reajuste maior da inflação em função de correção do valor venal do imóvel, o vereador continua com sua interpretação que isto só seria possível através de um projeto de lei.

“Eles continuam com aquela interpretação, mas isto é ilegal do ponto de vista jurídico, quem entrar com esta ação individual vai ganhar a causa”, garante ele.

Disney explicou que o aumento foi para as residências que sofreram alterações ou modificações, no entanto foram registrados vários casos em que o contribuinte não fez nenhuma mudança e teve reajustes de 35% até 128%.

O próprio secretário (Receita) admitiu que existem casos em que o aumento foi de 400%. Otávio voltou a ressaltar que este reajuste só poderia ser feito por projeto de lei, com o aval da Câmara e não por decreto.

Os vereadores estão sendo orientado pelo advogado tributarista Wladimir Rossi Lourenço, que já declarou que o reajuste foi inconstitucional.

Nos siga no Google Notícias