ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Vereadores mal ocupam o cargo e já compram horários de rádio e TV

Zemil Rocha | 04/03/2013 18:20
Para ficar em evidência, Coringa já comprou hora na rádio e Chocolate negocia (Fotos: Arquivo)
Para ficar em evidência, Coringa já comprou hora na rádio e Chocolate negocia (Fotos: Arquivo)

Eleitos no ar

A popularidade que a rádio e a televisão propicia e os dividendos políticos dela resultantes estão cada vez mais atraindo políticos de Mato Grosso do Sul. Pelo menos mais dois vereadores da Capital já compraram tempo de emissoras de rádio de Campo Grande, Alceu Bueno (PSL) e Ademar Vieira Júnior, mais conhecido como “Coringa”, ambos na Rádio Difusora Pantanal. Mais um vereador, Waldecy Batista Nunes, o “Chocolate”, está negociando compra de espaço radiofônico com emissoras da Capital.

O vereador Alceu Bueno (PSL), que é missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus, comprou o horário das 8 às 10 horas, na Difusora Pantanal, para apresentar o programa “De bem com a vida”, com variedades e música no estilo gospel. O programa estreou no sábado, mas sem a participação de Alceu que teve que viajar para São Paulo, a fim de participara de uma reunião com o aposto da igreja, Waldomiro Santiago.

Antecedendo Bueno na rádio Difusora Pantanal, Coringa também apresenta programa no sábado, das 7 às 8 horas. É o “Programa da gente”, que também entrou no ar pela primeira vez no último final de semana. Na programação tem musica sertaneja, ações de utilidade pública, sobretudo referente a bairros da Capital, e esclarecimentos de dúvidas jurídicas por advogado. Coringa, no futuro, quer fazer sorteios de ingressos e sacolões. O programa é ancorado por Francis Eduardo, o “Magrão”, assessor do vereador, que só entra com a segunda voz.

Também já tinha programa de rádio antes mesmo de ser eleito vereador, Eliseu Dionízio (PSL). Como integrante da igreja Assembleia de Deus, Eliseu tinha programa na Rádio Transmérica e depois trocou pela Cultura AM.

Apesar de ainda estar em negociação com donos de rádio, interrompidas em razão de ter se submetido a uma cirurgia na semana passada, o vereador Chocolate já tem clareza sobre o tipo que programa que pretende levar ao ar. “Programa de humor, com música regional, utilidade pública e talvez ações de solidariedade”, explicou ele.

Dos vereadores que estão estreando nos meios de comunicação, Chocolate, filiado ao mesmo partido político do prefeito Alcides Bernal, o PP, é o único que já tem experiência na área, tendo sido radialista na FM Moreninha e integrante da equipe do programa televisivo “Picarelli com você”, onde fazia “Chocolate, o Jarbas”, personagem que lhe garantiu a eleição como vereador. “Tenho 12 anos de experiência. Tenho ate DRT como jornalista, anotado na Carteira de Trabalho”, informou.

Também integrante do partido de Bernal, o PP, Derly dos Reis de Oliveira, o Cazuza, atua profissionalmente há vários anos como locutor e comentarista de rádio e televisão. Cazuza apresenta o programa “Sertanejo Universitário”, aos sábados, das 20 horas à meia-noite, na rádio FM Cidade.

A vereadora licenciada Thais Helena também apresenta programa de rádio. Mesmo ocupando atualmente cargo no Executivo da Capital, já que é secretária de Assistência Social, ela apresenta um programa aos sábados, 12 às 14 horas, na rádio Difusora Pantanal.

Na televisão, há vários anos o vereador Paulo Siufi (PMDB) apresenta o programa “Saúde da Família” na TV Campo Grande. Ele sucedeu o também médico Nelsinho Trad, que deixou o programa após ser eleito prefeito de Campo Grande.

A criação de programa de rádio ou televisão, contudo, nem sempre garante a vitória eleitoral. Exemplo disso é o ex-vereador Clemêncio Ribeiro (PMDB) que teve um programa de rádio na Transamérica, mas não conseguiu a reeleição para a Câmara.

Bernal e Picarelli - O atual prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, também sempre investiu na comunicação radiofônica, dela tirando a popularidade que lhe assegurou mandatos que exerceu na Câmara da Capital e na Assembleia Legislativa. Estar em evidência na rádio também foi essencial na sua eleição para a prefeitura.
A mais longa união de carreira radiofônica-televisiva ligada à política e mais bem sucedida no Estado, porém, é a do deputado estadual Maurício Picarelli. Ele cumpre mandato no Parlamento Estadual desde 1987 e está em sua sétima legislatura. Antes da política, a rádio e a televisão lhe trouxeram a fama.

Picarelli apresentou por 25 anos o programa "O Povo na TV", veiculado na TV Campo Grande, afiliada do SBT no Mato Grosso do Sul e também o programa "O Povo se Defende", na Rádio Cultura. A partir de fevereiro de 2007, o parlamentar passou a apresentar o programa “Picarelli com Você”, exibido diariamente na TV Guanandi, afiliada da Band. Desde janeiro de 2010, ele comanda “Picarelli com Você” na TVMS, afiliada da Record.

Apesar de antes de ser político ter atuação exclusiva na área jurídica, já que é advogado, o deputado estadual Marquinhos Trad também atua hoje em televisão e rádio. De segunda a sexta, ele apresenta programa na Difusora Pantanal, das 8 às 9 horas. Também apresenta programa na TV Guanandi.

Nos siga no Google Notícias