ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Vereadores não encontram vacinas e merendeiras em visita surpresa

Nesta quarta-feira (4), parlamentares retornaram a unidades já vistoriadas em março para conferir o que mudou

Alberto Dias | 04/05/2016 12:59
Vereadores em área de lazer parada há mais de três anos no bairro Noroeste. (Foto: Alberto Dias)
Vereadores em área de lazer parada há mais de três anos no bairro Noroeste. (Foto: Alberto Dias)

Vereadores retornaram, nesta quarta-feira (4), a obras e unidades vistoriadas em março nos bairros Noroeste, Serradinho, Nova Campo Grande e Jardim Carioca. Dessa vez, os parlamentares não avisaram a Prefeitura e chegaram de surpresa nos locais, para flagrar a rotina de funcionamento de escolas, creches e postos de saúde. Nas duas ocasiões as realidades encontradas foram divergentes.

Na escola Municipal Ione Catarina, no bairro Noroeste, Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Roberto Durães (PSC) constataram que não havia comida, nem merendeira. A merenda hoje seria apenas biscoito. Em 30 de março, quando o projeto Câmara Comunitária avisou que passaria pelo local, “havia uma boa despensa de mantimentos e até nutricionista”, relembrou Chiquinho Telles (PSD), também presente na ação.

Outra escola visitada foi a Senador Rachid Saldanha, que atende a 1520 alunos. Em ambas não existe mais a turma de 9º ano, impossibilitando estudantes da região de concluírem o ensino fundamental perto de casa.

Já na unidade de saúde do bairro, os poucos pacientes reclamavam falta de medicamentos e de vacinas. “Mas acabou de acabar”, justificou a gerente da unidade, Keila Barreto Araújo, explicando que a demanda é grande. Segundo ela, 600 doses da vacina contra a gripe chegaram ontem na unidade. “Outras 700 foram entregues no sábado (30) e 200 na quarta-feira passada (27)”, complementou a gerente. Na farmácia desta UBS, a aposentada Maria Gilmar de Castro, mais uma vez, não encontrou seus remédios para pressão e diabetes. “Há nove anos passo por isso aqui no bairro”, desabafou.

Vistorias simultâneas - Enquanto isso, outros três vereadores percorriam outra região da cidade, alvo da primeira ação da Câmara Comunitária, realizada em 16 de março. Quase dois meses depois, nos bairros Serradinho e Nova Campo Grande a reclamação ainda era sobre a falta de manutenção nas ruas. “Vemos que os serviços públicos não chegam nestes locais, com vias intransitáveis, iluminação precária, lixo e mato alto tomando conta de tudo”, disse o vereador João Rocha (PSDB), apontando também a praça de lazer e esportes abandonada no Nova Campo Grande.

O parlamentar também reclamou da merenda. “Na escola Sebastião Lima, no Serradinho, faltam frutas, verduras e carnes. Só tem arroz e feijão”. Porém, notaram serviços que foram feitos a partir das vistorias anteriores. Havia remédio, vacina e médico no posto de saúde da região. E um vazamento de água na Avenida 7, do Jardim Carioca, foi resolvido após indicação do Legislativo. Ao lado do presidente da casa de leis estavam também Ayrton Araújo (PT) e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PTB).

Câmara Comunitária – Ao todo, o projeto já gerou mais de 60 indicações ao Executivo e chegou hoje à sétima edição. Na próxima terça-feira (10), o presidente da casa, vereador João Rocha apresentará durante a sessão o balanço das ações. Conforme ele, as blitze surpresa continuam, sempre nas manhãs de quarta-feira, e deve retornar a outros lugares já vistoriados para conferir o que mudou. 

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias