ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereadores querem proibir corte de árvores com ninhos de arara canindé

Ideia também inclui a vermelha e visa assegurar sua reprodução

Kleber Clajus | 15/07/2018 09:47
Casal de araras em ninho de árvore na Capital (Foto: Marcos Vinícius)
Casal de araras em ninho de árvore na Capital (Foto: Marcos Vinícius)

Vereadores querem proibir o corte ou remoção de árvores com ninhos de arara canindé, em Campo Grande. A medida visa proteger a ave símbolo da cidade, assim como a vermelha, e vai exigir da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) emissão de laudos para casos excepcionais. Sua votação está prevista para ocorrer na terça-feira (17).

No texto, elaborado por João César Mattogrosso (PSDB) e Gilmar da Cruz (PRB), se justifica ser algo "comum vermos casos onde as aves são forçadas a se retirarem de seus ninhos por mãos humanas, propiciando ainda mais sua extinção".

Ambas as espécies, no entanto, ainda não correm o risco de desaparecer. Mesmo assim, a ideia dos vereadores pretende assegurar cuidados adicionais com os ovos depositados no tronco de árvores durante o período reprodutivo das aves, em geral no segundo semestre do ano. Assim, até estruturas mortas ficam protegidas contra o corte e só podem ser removidas depois de solicitação e emissão de laudo técnico por fiscais da Semadur.

De acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana da Capital, a punição para os casos de poda ou remoção irregular de árvores pode chegar a R$ 15,8 mil. Já solicitar autorização para isso exige protocolo na Central de Atendimento ao Cidadão (na Rua Marechal Candido Mariano Rondon, 2655) para gerar a vistoria e emissão laudo que permita ou não o corte.

Nos siga no Google Notícias