A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

15/12/2011 09:04

Juíza autorizou a desocupação do imóvel, sob pena de despejo

Wendell Reis
Câmara pode recorrer da decisão que ainda está em primeira instância(Foto: Simão Nogueira)Câmara pode recorrer da decisão que ainda está em primeira instância(Foto: Simão Nogueira)

A juíza da 3ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande, Maria Isabel de Matos Rocha, julgou procedente o pedido de rescisão contratual da Haddad Engenheiros Associados Ltda contra a Câmara Municipal de Campo Grande, solicitando a desocupação do imóvel no prazo máximo de 30 dias, sob pena de despejo.

Pela decisão, a Câmara deve pagar os aluguéis vencidos desde agosto de 2005, até a data da desocupação, atualizados com reajuste anual pelo IGPM desde a data de cada vencimento, bem como multa de 2% prevista na cláusula segunda do contrato sobre cada obrigação paga com atraso. A Câmara ainda terá que pagar a verba honorária de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) , com correção pelo INPC e juros de mora de 12% ao ano desde o início do processo. Já os valores que foram pagos mediante depósito judicial devem ser abatidos.

O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Youssif Domingos (PMDB), contou ao Campo Grande News no dia 11 de novembro que a briga começou em 2000, quando o presidente da Casa era Márcio Matozinhos. Na ocasião, a Câmara passou a funcionar no atual prédio com o pagamento de R$ 35 mil de aluguel. O valor, considerado abusivo, foi questionado pelo MPE (Ministério Público Estadual).

Em 2001, quando o então vereador Nelson Trad Filho (PMDB) assumiu a presidência da Casa, a Câmara conseguiu uma liminar baixando o valor do aluguel para R$ 10 mil. O valor passou a ser depositado em juízo, em uma briga que teve novos capítulos, com recurso da Haddad Engenheiros Associados Ltda, solicitando um aluguel de R$ 70 mil e o pedido de despejo. Depois que Nelson Trad deixou a presidência, a Casa foi administrada por Edil Albuquerque (PMDB). Ele foi o responsável por desapropriar o imóvel. Entretanto, a Haddad Engenheiros Associados Ltda não teria aceitado a proposta da Câmara.

O atual presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB), declarou nesta manhã que ainda não recebeu a decisão, mas já foi comunicado pelo prefeito Nelson Trad. Segundo Siufi, as procuradorias jurídicas da Câmara e do Município devem fazer uma parceria para decidir o que pode ser feito, tendo em vista que a decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso.

Siufi explica que a Prefeitura é responsável pela Câmara, pois a Casa não tem poder jurídico-financeiro. Ele alega que sempre disse que aguardava a negociação da Haddad Engenheiros com a Prefeitura, que disse estar acertando, mas o acordo parece não ter sido realizado. Siufi faz questão de ressaltar que o aluguel foi suspenso, mas a Câmara sempre fez repasse das sobras para o acerto da compra do prédio e aluguel.

“A assessoria vai analisar e ver o que precisa ser feito. Tanto eu como o prefeito vamos defender a população. O dinheiro que sai é da população que nos repassa. Não podemos também esquecer que ali tem empreendimentos de algumas pessoas. Construíram para este fim. Mas, não podemos aceitar a situação que seja aviltante. Por exemplo: Quanto é o valor do aluguel? R$ 50 mil. A população não aceitaria”.

Siufi lembra que o prédio já foi declarado de utilidade pública, mas as decisões devem ser feitas de forma coesa e ampla. O presidente da Câmara avalia ainda que a população já se acostumou com a atual sede devido ao fácil acesso e não se pode cerceá-la de chegar a Câmara, onde pode cobrar os vereadores que elegeu.



Galera tá sendo muito sensata mesmo, 'coitados' dos vereadores.

Bem comentado: "na hora de pagar o aluguel eles se preocupam com o dinheiro da população, mas na hora de aumentar os próprios salários não".

Nem consigo pensar na alegria de ver toda essa turma da câmara, acostumada com luxo e facilidades, enfiada na antiga rodoviária.
Na minha opinião, órgão público deve ser simples, econômico!
 
Eder Lima em 16/12/2011 11:46:20
antiga rodoviária seria uma excelente idéia sim, porém será que os "caros camaradas" vereadores vão aceitar?
quando se fala em pagar aluguel caro eles lembram que a população não vai aceitar, mas quando se fala em aumentar o salário dos "digníssimos", eles nem querem saber se o povo vai aceitar ou não, apenas votam e aprovam aumentos que NENHUMA categoria assalariada tem aumento parecido ao deles.
 
glauber r amorim em 16/12/2011 10:17:14
ANTIGA RODOVIÁRIA JÁ...
 
Taylor Mello em 16/12/2011 09:45:16
gostei da ideia,antiga rodoviaria como a nova casa de leis do municipio,peguem suas malas e corram para a nova sede,facil acesso todos os coletivos passam perto(senão ao lado)não perdam mais tempo o primeiro que chegar vai ganhar um voto meu nas proximas eleições,pensem bem é voto.
 
Claudio delmondes em 16/12/2011 09:25:56
Que vergonha, de nossos vereadores, que em vez de dar exemplo honrando seus compromissos como o aluguel que no inicio concordaram com valor, agora ficam falando que é pra não gastar o dinheiro publico, o povo não aceitaria etc, mas me diz uma coisa! quando é pra falar de salario de vereadores,deputados etc ninguem lembra do dinheiro publico e do povo estranho né!
E isso ai Rodoviaria jà!!!!!!!!
 
JEZIEL F. DE OLIVEIRA em 16/12/2011 09:10:53
Mandem para a antiga rodoviária. E IMEDIATAMENTE, SEM REFORMA, não precisa disso não. Ora, não acharam que era um lugar decente para enviar os dogueiros de pronto? Que estava bom para que trabalhassem? Então.

Não resta dúvida que é um excelente lugar para ficarem também. VEREADORES NA RODOVIÁRIA VELHA DJÁ!
 
Madalena Sortioli em 16/12/2011 08:19:55
mais boa sugestão, velha rodoviária é o local. adequado para camara..... bem pensado.
 
antonio silva em 15/12/2011 12:58:00
Em 2013 a casa teria que ser toda adaptada pois como todos sabemos teremos mais alguns vereadores. Vários vereadores falaram que os gabinetes já são pequenos e não tem como diminuir para entrada dos novos pois ficaria muito apertado. Pois bem vamos unir o útil ao agradável. Vamos mudar a Câmara para antiga rodoviária onde não falta espaço e onde os comerciantes também precisam de ajudar.
 
Paulo Massuda em 15/12/2011 12:54:51
Concordo plenamente.... rodoviaria ja!
 
christian da costa em 15/12/2011 12:01:33
O espaço lá é otimo para eles, quando precisar de manifestação popular a só chamar de la de baiixo. Vai ser uma maravilha. e acho que não vai pagar tão caro o aluguel como esse.
 
jose carlos em 15/12/2011 11:53:56
Vamos apoiar essa idéia, Camara de Vereadores na antiga rodoviária. Espaço tem de sobra para o plenario e a distribuição dos gabinetes. Sem sombra de dúvida, acabará ainda com aquele elefante branco no centro da cidade, melhorando ainda a vida dos comerciantes ali instalados. Senhores Vereadores, vamos desta vez consultar a população, seus ELEITORES!!! Lembrando que 2012 ta aí.
 
Nelson Chaia Junior em 15/12/2011 11:52:52
Algumas sugestões interessantes, instalar a Cãmara na antiga rodoviária e mudar o horario da sessões, será que o povo participaria mais? Mas só tem um detalhes, a rodoviária não é um prédio publico, é privado. E também teria o problema de aluguel ou desapropriação, tem que ver o que sai mais em conta, afinal o dinheiro é publico.
 
Roberto Coelho em 15/12/2011 11:50:53
-É isto vereadores na RODOVIARIA , já por que não, otima localização vamos acompanhar a ideia VEREADAORE NA RODOVIARIA JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
IVONE MOURA em 15/12/2011 11:49:45
...a antiga rodoviaria é o lugar perfeito para a Camara...local estratégico...central...e só da uma reformadinha...Há! e ja tem o lanchodromo para dividir o espaço e tem mais eles fisseram uma VACA para comprar tinta para melhorar o visual...que beleza... parabéns Paulo sua dica foi otima a população agradece.
 
Ester Menacho em 15/12/2011 11:47:03
A CASA DE LEI MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE MS, PRECISA DAR EXEMPLO AGORA, SE DEVE TERÁ QUE PAGAR, SE TEM LEI A FAVOR, QUE USE, MAS É CLARO E NOTÓRIO, QUE QUEM ASSUME, ASSUME O PRETÉRITO, PRESENTE E FUTURO, PORTANTO, A RESPONSABILIDADE DE QUITAÇÃO DE DÉBITO, É O PAGAMENTO, CREIO NO ENTENDIMENTO DIVINO, É SÓ CONVERSAREM, E SALVO O MELHOR JUÍZO, O ACORDO, COM FÉ EM DEUS.
 
PEDRO BRAGA em 15/12/2011 11:43:26
Concordo plenamente, verdeadores na antiga rodoviária. Perfeito!
 
Jose Luis Pissin em 15/12/2011 11:33:05
Vamos a campanha já - Sai os dogueiros, entram o Vereadores ... Excelente uso para a antiga Rodoviária.

CAMARA DE VERREADORES NA ANTIGA RODOVIARIA. jÁ TEM ATÉ 2 PLENARIOS, ANTIGOS CINEMAS ...
 
Antonio Carlos em 15/12/2011 11:25:57
Boa Paulo Cesar nosso próximo vereador e inicia-se agora o Movimento: Camara de vereadores na rodoviária já!!
 
Airton santos em 15/12/2011 11:08:34
Sou a favor de passar a Câmara para a antiga rodoviária. Aprovada a ideia!
 
Anna Pelzl em 15/12/2011 11:07:34
Não existe lugar de melhor acesso para a população que a antiga rodoviária. Já que estão lembrando da população.São uma graça.
 
calazans floriano em 15/12/2011 11:06:52
Engraçado, se um cidadão comum devesse tantos anos assim ja teria perdido o imóvel, pois com certeza a prefeitura ja teria mandado executar, pq a camara é diferente?? E sinceramente qdo alugaram assinaram um contrato e quem o assinou sabia o valor do aluguel, entaum tem que pagar. Num sei de onde que o Sr Paulo Siufi disse que eh de facil acesso.
 
Mauro Jose em 15/12/2011 11:05:56
Mas, pergunta se eles vão querer? Eles gostam de ambiente chique, moderno, que tenha aparência...O povo não tem voz.
 
Marcia Souza em 15/12/2011 10:58:06
boa ideia,os veradores vão gostar da região alem de dois plenarios vai ficar chique
 
paulo henrique em 15/12/2011 10:56:04
Na antiga rodoviária seria o lugar ideal... espaço não falta e ainda tem um grande cinema que pode ser o plenário... so dar uma reformada boa no predio!
 
Ronilço Oliveira em 15/12/2011 10:50:00
Concordo com o SR. Paulo Cesar ..... Já que a RODOVIARIA VELHA é um prédio público nada mais correto , evitaria essa despesa com aluguéis.
 
CELIO SILVA em 15/12/2011 10:41:39
Grandeeee Paulo Cesarrrrrr. Rapaz q boa ideia, podiamos todos fazermos uma campanha, VEREADORES NA ANTIGA RODOVIARIA. Tem tudo, espaço, salas para gabinetes sobrando, auditorio, estacionamento. VIVA VEREADORES NA RODOVIARIA.
 
Julio cesar em 15/12/2011 10:38:02
Concordo com o sr. Paulo Cesar, dá uma geral na rodoviaria (antiga), fiquem com o andar de cima e todos ficarão bem, com uma excelente localização central, a população participará ainda mais das deciões municipais... e ai cabe uma sugestão, alterem o horário das comissões de votação, voceis vão ver, aquilo vai lotar na hora do almoço.
 
CLAUDIO MOREIRA em 15/12/2011 10:36:33
porque nao mudam para antiga rodoviaria??????
 
paulo cesar em 15/12/2011 10:02:48
porque em vez de ficar se preocupando com antiga rodoviária, ou com despejo não faz adequação do espaço que esta sendo contruido o Museu onde ia ser a rodoviária no Bairro Cabreuva, lá sim comporta a camara com espaço amplo, estacionamento e muito bem localizado e se não me falha a memória já é um local público não sendo necessário pagar nada. Vamos preencher espaços ociosos.
 
João Antonio Marchini - Manduzinho em 15/12/2011 05:32:42
já pegou... idéia simples, rápida, viável e objetiva... RODOVIÁRIA NELES....
 
Sandro Trindade Benites em 15/12/2011 05:07:36
Todos juntos pela "CÂMARA DE VEREADORES NA ANTIGA RODOVIÁRIA".
Se organizássemos um abaixo assinado, garanto que mais de 50% da população apoiaria.
Só há vantagens:
2 Plenários
Espaço para gabinetes e demais serviços de atendimento ao cidadão.
Facil acesso e possibilidade de linha de ônibus
Custo Baixo
Boa área para estacionamento
Dentre outras que não lembrei, mas podem citar.
 
Rony Petterson Marçal em 15/12/2011 04:46:42
a rodoviária antiga é um ótimo lugar, uma boa reforma resultaria em uma grandiosa obra, e não gastaria tanto dinheiro como uma construção milhonária, que é paga tambem com o dinheiro do povo, pensem bem vereadores e prefeito.
 
andryus kruki em 15/12/2011 04:20:26
A voz do povo...não é a voz de Deus!!!!! Rodoviária antiga já.......ampla, arejada,estacionamento coberto.......Uma maravilha!!!
 
Tânia Barbosa em 15/12/2011 04:19:27
Antiga Rodoviária!!!
Parabéns pela brilhante idéia!
Sai de graça e está ao lado do povo!
 
Lucimara Ferreira em 15/12/2011 03:45:40
Vereadores na ANTIGA RODOVIARIA -
Lugar ideal, muito espaço, perto do POVO.
Senhores Vereadores não percm tempo, Invadam a antiga rodoviária e tomem conta.
Na antiga rodoviária voces teria muito espaço para desenvolverem seus trabalhos.
 
Antonio Carlos em 15/12/2011 03:28:38
Não podemos esquecer que a antiga rodoviária é propriedade particular. Teria que ser adquirida ou alugada. Assim, usando uma linguagem própria do vereadores e dos poetas, a emenda iria ficar pior que o soneto.
 
Sergio Cruz em 15/12/2011 02:42:39
CAMARA NA ANTIGA RODOVIÁRIA - Resolve e bem. O vereadores terão um lugar bem perto do POVO, Já possui 2 Plenários (basta limpar dos 2 antigos cinemas). Fácil acesso para os vereadores e para o POVO ...
Nem precisa de ar condicionado, a frescura por lá é grande
 
Antonio Carlos em 15/12/2011 02:33:33
ANTIGA RODOVIÁRIA, APOIADOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
 
Gomes Costa em 15/12/2011 02:15:03
Espertinhos heim? Com a possibilidade de um movimento da câmara de vereadores se transferir para a velha rodoviária, rapidamente divulgaram que o local é ideal para acomodar os juizados especiais; sabe o porquê? Por que lá só terá trânsito de cidadãos comuns em sua maioria.
 
MARCOS CAETANO em 15/12/2011 01:59:28
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...
Assembleia vota Orçamento de R$ 14,4 bilhões de 2018 na terça-feira
O Orçamento de R$ 14,4 bilhões do Governo de Mato Grosso do Sul para 2018 passará pela votação em segunda discussão na terça-feira (19) na Assembleia...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions