ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Vigência da Lei Ficha Limpa em 2010 divide opiniões

Redação | 20/05/2010 14:37

Aprovado ontem pelo Senado, mas dando margem a questionamentos, o projeto Ficha Limpa divide opiniões em Mato Grosso do Sul quanto sua aplicação: se nas próximas eleições ou somente em 2012, nos pleitos municipais.

Segundo Leonardo Duarte, presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul), é difícil que a Lei entre em vigor já para as eleições de outubro.

"Como advogado, não vejo o projeto como uma alteração de procedimento eleitoral, que é justamente do que trata o Artigo 16 da Constituição. Então, juridicamente, ele pode sim ser utilizado, se for o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal). Mas é uma discussão que pode ir longe. Por isso acredito ser pouco provável que a Lei seja aplicada antes das eleições de outubro", explica.

De acordo com a jurisprudência atual, a publicação da lei meses antes das eleições pode ser considerada uma mudança tardia nas regras eleitorais, batendo de frente com o principio da "anualidade eleitoral", artigo 16 da Constituição que assegura que modificações à Lei "não se aplicam à eleição que ocorra até um ano da data da sua vigência".

Porém, para ex-presidente da OAB/MS, Vladimir Rossi, a Lei Ficha Limpa possui possibilidades concretas de entrar em vigor já para as eleições deste ano. De acordo com o advogado, essa é a tendência de entendimento tanto do Superior Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral.

"A lei entrará em vigor nos próximos dias e com isso já garante a possibilidade jurídica de ser aplicada nas próximas eleições. Acredito que o STF dará respaldo à vontade popular. O texto é claro e não dá margem para ser interpretado como uma alteração direta no processo eleitoral em si", garante.

O projeto Ficha Limpa impede a candidatura de políticos condenados por tribunais colegiados (decisões tomadas por mais de um juiz), além de aumentar de três para oito anos o período em que um político ficará sem se candidatar após ser condenado pelo Judiciário.

Nos siga no Google Notícias