ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 26º

Reportagens Especiais

Do computador ao altar: a vida do jovem Carlo Acutis até à santidade

“Influencer de Deus”, foi canonizado após milagre que curou menino em igreja de Campo Grande

Por Kamila Alcântara | 07/09/2025 06:48
Do computador ao altar: a vida do jovem Carlo Acutis até à santidade
Católicos enxergam em Carlo Acutis um modelo de santidade jovem, simples e próximo de Deus (Foto: Reprodução)

Quando tinha apenas 2 anos, Matheus Vianna, de Campo Grande, enfrentava uma rara malformação chamada pâncreas anular, que o impedia de se alimentar sem vomitar. A cirurgia parecia inevitável, mas a mãe rezou pedindo a intercessão de Carlo Acutis, jovem italiano beatificado em 2020. Pouco antes da operação, exames mostraram que o pâncreas estava normal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Carlo Acutis, jovem italiano que será canonizado neste domingo em Roma, ficou conhecido como "influencer de Deus" por usar seus conhecimentos em tecnologia para evangelizar. Falecido aos 15 anos devido a uma leucemia fulminante, ele deixou um legado de fé e devoção à Eucaristia. O segundo milagre atribuído a Carlo, que abriu caminho para sua canonização, ocorreu em Campo Grande (MS), onde Matheus Vianna foi curado de uma rara má-formação no pâncreas após intercessão do beato. Carlo será proclamado santo pelo Papa Leão XIV, tornando-se um símbolo de que santidade e juventude podem caminhar juntas.

A recuperação foi considerada inexplicável pela medicina. Hoje, aos 15 anos, Matheus vive bem, e esse episódio foi reconhecido pelo Vaticano como o primeiro milagre atribuído a Carlo, abrindo caminho para a sua canonização, marcada para este domingo (7), em Roma.

Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, filho de Andrea Acutis e Antonia Salzano. Poucos meses depois, a família se mudou para Milão, na Itália. Lembrado como alegre e generoso, Carlo tinha a capacidade de aproximar-se dos colegas com naturalidade. Seu pároco, padre Gianfranco Poma, o descreveu como “um garoto absolutamente normal, mas com uma harmonia absolutamente especial”.

Do computador ao altar: a vida do jovem Carlo Acutis até à santidade
Fotos de Carlo Acutis bebê e criança, ao com os pais Antonia Salzano e Andrea Acutis (Foto: Reprodução)

Desde cedo, desenvolveu fascínio pela informática. Criava sites, editava vídeos e usava seu talento a serviço da fé, incluindo a criação de páginas para paróquias e projetos de voluntariado. “O vosso tempo é limitado, por isso não o desperdicem vivendo a vida de outra pessoa”, dizia Carlo, citando Steve Jobs, seu ídolo na área da tecnologia.

Apesar de viver em família rica, cultivava simplicidade. Seu pai recorda: “Desde pequeno, quando por algum motivo eu o repreendia, mostrava-se logo obediente e submisso, sem rancor, mesmo tendo uma personalidade forte e vivíssima”.

Carlo costumava repetir frases que marcaram sua espiritualidade: “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias” e “A tristeza é o olhar voltado a si próprio, a felicidade é o olhar voltado a Deus”. Sua fé se expressava também no cuidado com os mais pobres e no incentivo a colegas para que evitassem banalizar a vida ou cair em vícios digitais.

Do computador ao altar: a vida do jovem Carlo Acutis até à santidade
Fiéis compartilham imagens de Carlo, sempre com um equipamento tecnológico na mão (Foto: Reprodução)

O centro de sua vida espiritual era a Eucaristia. Ele pediu e recebeu autorização para antecipar a Primeira Comunhão, aos 7 anos. Ficou célebre sua frase: “a Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”.

A partir daí, nunca deixou de frequentar a missa diária, rezar o terço e fazer adoração. Sua mãe contou que Carlo não entendia como tantos passavam horas em filas de shows e nunca tinham tempo para alguns minutos diante do sacrário.

Últimos dias - Em outubro de 2006, Carlo foi diagnosticado com leucemia fulminante. Tinha 15 anos. No hospital, disse à mãe que “ofereço todos os sofrimentos que deverei padecer ao Senhor pelo Papa e pela Igreja, para não passar pelo purgatório e ir direto para o Céu". Morreu no dia 12 daquele mês, deixando amigos, familiares e colegas impressionados com a serenidade diante da dor.

Do computador ao altar: a vida do jovem Carlo Acutis até à santidade
Um dos registros da eucaristia de Carlo Acustis, aos 7 anos (Foto: Reprodução)

Sua maior herança foi o testemunho de fé e o projeto de exposição internacional dos milagres eucarísticos, que ele criou ainda em vida. Com 142 painéis e versão online, a mostra percorreu os cinco continentes e se tornou um de seus legados mais conhecidos.

Antonia resume a experiência do filho com simplicidade. “Desde pequeno, sobretudo depois da Primeira Comunhão, Carlo nutria uma amizade pessoal com o sacrário, com quem se confidenciava”

Santo millennial - Conhecido como “influencer de Deus”, Carlo Acutis atrai milhares de jovens até hoje. Sua vida mostra que santidade e juventude podem caminhar juntas. Para o padre Francesco Occhetta, autor da biografia “A vida além do limite”, Carlo é o sinal de que o extraordinário pode nascer no ordinário e que a fé pode dar sentido até mesmo à morte precoce.

Neste domingo, quando o Papa Leão XIV proclamou Carlo santo, Campo Grande tem razão especial para se emocionar: um de seus milagres aconteceu ali, mudando para sempre a vida de um menino e ligando a história do jovem italiano à de Mato Grosso do Sul.

Do computador ao altar: a vida do jovem Carlo Acutis até à santidade
Foto de Carlo Acutis antes do diagnóstico de leucemia (Foto: Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.