ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Reportagens Especiais

Vítima da maior onda de roubo em 5 anos relata impotência e indignação

Renan Nucci | 31/12/2014 13:55

Era por volta das 21h do dia 7 de novembro quando o pneu dianteiro da moto de Elaine Cristina de Oliveira Abreu, 29 anos, estourou no Centro de Campo Grande. A assistente administrativa havia acabado de deixar um salão de beleza e seguia para a casa, mas teve que desviar o trajeto para um posto de combustíveis da região, onde imaginava que conseguiria encher o pneu.

Ela precisou empurrar o veículo. No caminho, ao chegar no cruzamento das ruas Treze de Maio e Jornalista Belizário de Lima, em frente a um ponto de ônibus, foi abordada por dois indivíduos armados que estavam em uma Honda Biz preta. Os ladrões não se importaram com grande movimento de pessoas e veículos naquele horário, e anunciaram o assalto.

Sob a mira de duas armas de fogo, a mulher foi obrigada a entregar a bolsa com documentos, cartões, objetos pessoais e R$ 300 que havia acabado de sacar para pagar uma conta que venceria no dia seguinte. “Foi rápido. Quando vi a moto, o passageiro desceu e colocou a arma na minha cintura. Ele dizia o tempo todo que iria estourar minha cabeça”, disse Elaine, lembrando que abriu o baú de sua moto e entregou tudo aos bandidos que fugiram.

A história da assistente se confunde com a de muitas outras vítimas da maior onda de roubos dos últimos anos na Capital. De acordo com a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) o índice deste tipo de crime cresceu 23,4% desde 2010, no período que compreende entre 1º de janeiro e 21 de dezembro. Só neste ano foram 4.903 casos, com média de 13,8 roubos por dia. Em 2013 foram 3.356, 3.210 em 2012, 4.28 em 2011, e 3.971 em 2010.

Trauma – Os momentos de tensão ficaram marcados na vida de Elaine, já que foi a primeira vez que ela foi roubada. Os poucos minutos trouxeram alguns traumas, como a reincidência do quadro de depressão e síndrome do pânico. “Tive que me afastar do trabalho e fiquei cinco dias sem conseguir pilotar a moto. Tinha muito medo e acreditava que o tempo todo estava sendo seguida. Não tirava os olhos do retrovisor. Mas felizmente, depois de procurar um médico, consegui superar o ocorrido”, explicou a vítima, lembrando do sentimento de revolta. “A gente fica indignado. É uma sensação de impotência muito grande”.

Apesar de todos os transtornos, tais como os problemas de saúde e a aquisição de novos documentos, ela agradece por estar viva, já que não terminou como a comerciante Neide Batista dos Santos, 50 anos, baleada em um assalto na Vila Ipiranga, na Capital, no dia 27 de outubro, e o policial Rony Mayckon Varoni de Moura da Silva, 28 anos, por exemplo, executado na tarde do dia 3 de junho, na rotatória da BR-262.

Neide foi atingida por um tiro no abdômen, mesmo sem ter reagido. Ela foi socorrida e levada a uma unidade de saúde, mas no dia 16 do mês passado, não resistiu e morreu. O policial, por sua vez, transportava um malote com dinheiro, acompanhado de um colega, quando foi abordado por um grupo de assaltantes armados. Houve troca de tiros e Ronny morreu no local.

Sejusp – Diante deste cenário, o secretário de justiça, Wantuir Jacini, afirma que o tráfico é o responsável direto por este cenário, mas reforça que a Sejusp tem adotada medidas necessárias para conter a criminalidade, por meio do investimento nas forças de segurança através da contratação de policiais por meio do concurso público, com foco nos setores de inteligência e repressão, incluindo equipamentos, viaturas e reformas das delegacias.

Nos siga no Google Notícias