A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

21/03/2011 10:10

Infestação de caramujos preocupa moradores do Maria Aparecida Pedrossian

Angela Kempfer
Caramujos em entrada de residência, no Maria Aparecida Pedrossian. (Foto: Marcos Ribeiro Agostinho)Caramujos em entrada de residência, no Maria Aparecida Pedrossian. (Foto: Marcos Ribeiro Agostinho)

Moradores do Maria Aparecida Pedrossian estão cada dia mais preocupados com aparição de caramujos africanos, diz o morador Marcos Ribeiro Agostinho.

“Toda vez que chove já se sabe que eles aparecerão, pondo em risco a segurança das pessoas”, reclama.

Ele conversou com moradores, que reclamam da infestação. “Não adianta de nada eu cuidar da minha casa, do meu quintal se aqui ao lado tem uma casa abandonada que é um verdadeiro criadouro de caramujo. Eu sei que não posso ter contato com essa imundice, mas eles entram até dentro de casa. E meu filho de dois anos, como fica?”, comenta a dona de casa Maria Jose, de 28 anos.

O Centro de Controle de Zoonoses esclarece que coleta dos caramujos deve ser feita com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos, para evitar o contato da secreção.

Os exemplares devem ser depositados em um tambor ou latão para serem queimados. Depois de queimadas, as conchas devem ser quebradas e enterradas evitando assim que fiquem expostas e sirvam de criadouros do Aedes Aegypti transmissor da dengue.



kd a resposta , não vejo afinal o que fazer que providencia tomar
 
sandra maia em 27/10/2012 09:19:15
Meu quintal esta cheio de caramujo,ja botei sal,taquei fogo.E ja não sei mas o que faço
tenho um bebê de 6 mêses,e fico preocupada quando ela começar a andar.
ja achei ninho de caramujo,comprei até alcool de carro para ver se resolve o problema.
esse bicho é nojento,e durante o dia eu não consigo acha-los,muito estranho.
se vc tem alguma receita ou metado para que eu possa acabar com essa praga,me envie.
obrigada.
 
Angela Cristina em 16/05/2011 10:32:27
Isso nao e nada gente, na rua da minha casa quando eu vou levar minha esposa para o ponto de onibus tenho que pedir licensa para os bichinhos, pois sao tantos que e tao rapidos que demora para atravessar a rua, o pior que eles gostam dos 2 tereres baldios um de frente pro outro que nao e limpo a pelo menos 1 anos ou mais . Isso a prefeitura nao ve nao multa, mas vai eu por uma placa na frente da minha loja pra ver se eles n ao vem aqui dizendo que a placa atrapalha os pedestres, e essa bichos que podem me matar com doença nao conta nao seu prefeitinho....
 
Andre luiz em 28/03/2011 01:22:53
os caramujo tomaram conta de campo grande meu terreno estou combatendo eles com cal em uma lata ,jogo eles no cal ele não resistem contato morrem rapidamente só assim que eu achei um meio de combatelos sem fogo ..... obs o cal não pode ser molhado pois vira uma massa e não tem efeito ,,tem que ta seco
 
Rogerio Banzato em 26/03/2011 09:31:57
Quem diz que não devemos criticar os serviços dos agentes de saúde é porque é um deles ou tem amigos e parentes que trabalham nessa aréa da saúde, pois na verdade eu já liguei várias vezes para marcar horas de visitação em minha residência e quando chega a hora e o dia marcados eles simplesmente vem até o portão de minha residência dá uma olhada lá pra dentro do quintal, muitas vezes me vê no quintal ou então estou sentada em frente de casa e eles simplesmente não fazem nada, não perguntam se podem pelo menos anotar na fichinha de visita. As portas de minha casa sempre estiveram abertas aos agentes de saúde, mas eu tenho a impressão que os agentes que fazem/trabalham na região da rua Germana Ferreira de Jesus no bairro São Francisco, estão cegos ou se fazem. Preciso de ajuda para acabar com esses insetos nojentos. Cadê o CCZ que não faz nada por nós?
 
Silvana Rodrigues Duarte em 23/03/2011 10:16:38
Moro no conjunto Res. Octávio Pécora ha mais de 26 anos e toda vez que chove é a mesma coisa, é uma nojeira ver esses bichos rastejando ao chão, contaminando todo e qualquer local onde passam, precisamos de ajuda pra acabar de vez com essa praga que é muito prejudicial a nossa saúde, principalmente pra quem tem crianças e animais em casa. Onde estão as autoridades pra verificar essa questão? Eu mesma é que tenho que catar bicho por bicho e fazer o procedimento de exterminá-los?
 
Janaína Santos em 21/03/2011 12:46:44
Realmente, o CCz nos trata com um grande descaso, depois que meu terreno foi invadido pelos caramujos, comecei a jogas sal por todos os cantos e de nada adiantou, entrei em contato com o CCZ, mandaram uma vistoria depois de 40 dias, ficaram assustados com a quantidade de caramujos.Mas não fizeram nada, ficaram de retornar após 15 dias da vistoria, já se passaram 6 meses.
 
Cristina de Abreu em 21/03/2011 12:15:07
Bom no meu bairro tambem moro no Amambaí e quando chove o quintal fica infestado de caramujo é horivel e para matar os caramujos nós botamos sal neles eles morrem na hora.
 
Yasmin Moraes em 21/03/2011 11:58:58
Não é só no bairro Maria Aparecida Pedrossian que está tendo essa infestação de caramujos africanos; moro no bairro São Francisco a 06 (seis) meses e quando eu me mudei para aquela região não imaginei que teria que me deparar com essa invasão dentro minha casa. Passo o dia fora de cas, pois sou funcionária pública estadual e só tenho tempo a noitinha e nos finais de semana para cuidar de quintal e quase todas as vezes que chego em casa me deparo com um enorme caramujo e sua familia passeando dentro de minha casa, como se estivessem a passeio no shopping. Precisamos e queremos saber um veneno que possa exterminar esses insetos de nossas casas. Casas que aliás, os agentes de saude de minha região não entram para fazer a visitas de rotina, só pra constar na casa onde moro, o agente de saúde fez a ultima visita no mês 11/2009.
 
Silvana Rodrigues Duarte em 21/03/2011 11:45:52
Uma forma fácil de acabar com caramujos é a aplicação de "SAL" no terreno, cada um passar em seus quintais que esse praga reduz a praticamente zero. Agora o que podemos reinvindicar os nossos direitos é que pagamos nossos impostos, e a prefeitura através do CCZ deveria disponibilizar esses produtos para que fossem jogados em nossas residência, ajudando assim a combater essas pragas,sofria com esses "carinhas" até descobrir o SAL e jogar pelo meu quintal.
Além de se jogar o Sal, deve-se posteriormente recolher os bichos e terminar queimando pois dentro de suas conchas ficam os ovulos que podem fazer nascer mais...
por isso o queimar é de suma importancia!
 
Loester Ferreira em 21/03/2011 11:00:20
num é só na Maria Pedrossian, mais ta infestado tambem na rua Caxias do Sul, proximo do posto de saude da Coronel antonino e o centro de zoonose nem ta ai para o problema...
 
maria silva em 21/03/2011 10:35:40
Haja sal!!!descobri que fica mais em conta fazer uma salmora....1kg de sal para 10l de agua e meio litro de vinagre...molho a grama,jogo em volta da casa,no muro,nas plantas..não há caramujo que resista!!!depois é só recolher e quebrar as cascas!!!
 
Eva Lucy em 21/03/2011 08:26:57
Caramujo é fácil de controlar, basta pegar eles (pegue com uma luvaaa!) colocar num lugar q dê pra jogar fogo. Nessa época de chuva eles paarecem muito, por isso é bom ficar atento, eles aparecem mais de noite e podem causar doenças, mas acabar com eles é fácil, basta recolher e tocar fogo os caramujos q aparecerem, nem precisa fazer polêmica ok?
 
Mara Benedito em 21/03/2011 04:38:26
Caramujos tem se tornado pragas urbanas que na época de chuvas se reproduzem mais rápido. Da última vez que a agente de saúde veio a minha casa nós notamos um caramulho na grama e ela me passou todas as recomendações. Dias depois a grama estava lotada!!! Segui as recomendações dela, queimei e semanas depois tinha mais caramujo. Fiz isso por uns 3 meses, que parece que é quando quebra o ciclo reprodutivo dos ovos que ficam na grama... Quando a mesma agente retornou à minha casa ela perguntou se eu tinha resolvido e confirmei que sim. Acho que antes de reclamar da Prefeitura e dos agentes de saúde as pessoas precisam ABRIR A PORTA DE SUAS CASAS para que estes profissionais possam fazer o trabalho deles. Se não a crítica não tem fundamento.
 
Ivone de Tabatinga em 21/03/2011 04:35:44
O surto é geral... moro no centro, na 14 de julho e aqui tem muito caramujo tb, eles andam pelas paredes do prédio, ficam enormeees. Precisamos de sal do CCz também.
 
gisele Maria Salles em 21/03/2011 03:28:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions