ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Jovem denuncia constrangimento de acadêmicos barrados em catraca de universidade

Paula Maciulevicius | 15/08/2012 12:39
Na foto tirada pela acadêmica, a fila que leva até 2h para chegar ao guichê de atendimento. (Foto: Charlita Benites)
Na foto tirada pela acadêmica, a fila que leva até 2h para chegar ao guichê de atendimento. (Foto: Charlita Benites)

Acadêmicos da universidade Anhanguera/Uniderp denunciam o constrangimento que vem sofrendo ao serem barrados nas catracas de entrada da universidade, impedidos de assistir às aulas. A estudante Charlita Benites, 23 anos, relata que mesmo tendo em mãos o comprovante de que as mensalidades estão quitadas, não consegue adentrar os portões da faculdade.

“Na faculdade está acontecendo muito isso, não sei se é um erro do sistema, mas eles estão barrando os alunos, mandam ir para a central e quando você volta não consegue entrar do mesmo jeito”, conta.

Acadêmica do 8º semestre de Direito, ela alega que a faculdade cobra uma mensalidade que não existe, todas as anteriores estão pagas e mesmo com o comprovante, o sistema ainda não deu baixa.

“Eles estão me cobrando uma mensalidade que já foi paga. No início do ano foi a mesma coisa. Eles não deixam você entrar, você explica a situação, mostra o comprovante e fica constrangido, porque quem não sabe o que está acontecendo, vê tudo. Eu já estou acostumada, mas tem muitos que não sabem o que fazer”, completa.

Charlita ressalta que só não está perdendo aulas, como tantos outros alunos, porque usa o cartão de uma colega. “Faço isso porque se for da maneira certa, não me deixam entrar”, completa. “Ontem mesmo peguei o cartão e entrei. Se não perco aula”.

O problema começou há 10 dias, quando as aulas do segundo semestre começaram. A aluna diz que tentou entrar com o cartão de estudante, mas não conseguiu.

“Aí eu fui lá ver o que estava acontecendo, porque eu não estava sabendo. Falei que no próximo dia eu levaria o comprovante, mas não me deixaram entrar. No outro dia eu levei e não deixaram de novo. Você fala com várias pessoas, espera numa fila de 2h, mas só entra se fizer escândalo”, explica.

Na foto que a acadêmica enviou ao Campo Grande News, os acadêmicos aguardam na fila que, segundo ela, demora até 2h para chegar no atendimento.

Em nota, a Uniderp/Anhanguera, informou que o sistema de catracas está de acordo com a legislação que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e autoriza as universidades a não renovar matrícula de estudantes inadimplentes.

Por meio da assessoria de imprensa, a universidade explicou ainda que encerrado um semestre letivo e não havendo renovação da matrícula para o seguinte, está a instituição legitimada a impedir o acesso do estudante à sala de aula e às demais atividades acadêmicas, enquanto não for renovado o vínculo jurídico entre as partes e que o controle nas catracas, além de uma forma de regularizaçãoda situação acadêmica e financeira dos alunos, tem como objetivo garantir a segurança de todos dentro da Instituição.

Nos siga no Google Notícias