A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

21/06/2014 18:58

Alternativa para hortaliças, produção de conserva vira tema de curso do Senar

Bruno Chaves
Curso será oferecido entre os dias 24 e 26 de junho (Foto: Divulgação/Assessoria)Curso será oferecido entre os dias 24 e 26 de junho (Foto: Divulgação/Assessoria)

Produtores rurais de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, terão a oportunidade de se qualificarem em mais um curso do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado): o de produção de conservas, que serve como alternativa para aproveitar o excedente de frutas e hortaliças e contribui para a melhoria da qualidade da alimentação familiar, além de gerar renda.

O curso em “Produção Caseira de Conservas de Frutas e Hortaliças” será realizado entre os dias 24 a 26 de junho na Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social do município).

Instrutora do Senar/MS, Isaura Duarte Rodrigues, contou que a produção de conservas é resumida como colocar horta e pomar dentro de vidros. “Usamos essa expressão para evidenciar a qualidade e o sabor que as conservas têm”, explicou.

O curso deverá qualificar 12 produtores familiares habilitando-os na produção de doces de frutas, em pasta ou em calda, além de ketchup e saladas, todos em conserva.

A durabilidade da conserva ainda valoriza o produto e permite o aproveitamento de frutas como banana, laranja, mamão e maracujá e de hortaliças como cebola e picles.

“Além de aproveitar esses produtos, que podem durar até 18 meses, a fabricação agrega valor. Uma conserva de 360 gramas de doce de mamão, por exemplo, pode ser vendida por R$ 14 em média no Estado”, contou.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senarms.org.br ou pelo telefone (67) 3320-9700.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions