ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Cadastro de áreas de soja termina dia 10 e 17% ainda não foram declaradas

Ricardo Campos Jr. | 04/01/2018 08:00
Plantação de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)
Plantação de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)

O prazo para que os produtores rurais cadastrem as áreas plantadas de soja relativas à safra 2017/2018 termina no próximo dia 10 de janeiro. Segundo informações da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), ainda restam 458 mil hectares não declarados pelos proprietários, o que corresponde a 17% do total.

Esse procedimento é obrigatório e necessário para a implementação de medidas de defesa sanitária vegetal em Mato Grosso do Sul. No plantio anterior o órgão teve adesão de 92%, o que foi considerado recorde.

Levantamento da Semagro aponta que em Aparecida do Taboado e Selvíria nenhum dos produtores que plantam o grão cumpriram a demanda, o que representa 726 hectares conforme estimativa de safra feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Até esta quarta-feira (3) já haviam sido colocadas no sistema 2.213.677 hectares de lavoura de soja pertencentes a 10.948 produtores rurais. Para este ano espera-se que a área plantada alcance 2.671.684.

E estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). Quem não fizer o cadastro pode ter que pagar multa, alerta a secretaria.

O cadastro é feito exclusivamente pela internet. Para fazê-lo é preciso do número da inscrição estadual do produtor e o CPF ou CNPJ.

Nos siga no Google Notícias