A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

02/04/2015 09:16

Com menos chuva, colheita de soja e plantio de milho estão quase no fim

Caroline Maldonado
Colheita da soja está com atraso de, aproximadamente, 1,6% em relação ao mesmo período de 2014 (Foto: Marcos Ermínio)Colheita da soja está com atraso de, aproximadamente, 1,6% em relação ao mesmo período de 2014 (Foto: Marcos Ermínio)

Último levantamento realizado pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) revela que 98% da área de soja do Estado já foi colhida e 92% do plantio de milho safrinha foi realizado. Na comparação com o mesmo período da safra passada, a colheita da soja está com atraso de, aproximadamente, 1,6% e o plantio do milho 6%.

O atraso é fruto da interrupção no plantio da oleaginosa em função da estiagem logo no início da safra. Além disso, a evolução da colheita foi prejudicada pelas condições climáticas. Choveu muitos em certos períodos, mas o tempo ficou estável nas últimas duas semanas.

Conforme estudo do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), na semana de 23 a 30 de março, as chuvas atingiram quase todo o Estado, mas não ultrapassaram 25 milímetros em grande parte de MS, favorecendo a reta final da colheita da soja e a evolução do plantio do milho.

O acumulo de chuvas ficou em 25,3 milímetros, de acordo com o Inpe (Institutos Nacionais de Pesquisas Especiais). A previsão, no entanto, é de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas, principalmente na região norte no próximo fim de semana. 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions