ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Cresce demanda por capacitação ao cultivo de eucaliptos em MS

Vinícius Squinelo | 16/09/2013 20:28

Mato Grosso do Sul vive um período de franca expansão da eucaliptocultura. Na última década, o Estado teve a área plantada de eucalipto aumentada de 90 mil para quase 500 mil hectares. Devido a esse fator e por ser uma atividade rentável, cresce a procura por especialização por parte de produtores, trabalhadores rurais e pessoas interessadas em iniciar o cultivo de eucalipto. Para atender a demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) oferece o curso gratuito de Cultivo de Eucalipto, em Rio Verde, entre 17 e 18 de setembro.

Segundo o instrutor do Senar, Ramiro Juliano da Silva, a procura pela capacitação indica o crescimento da atividade da eucaliptocultura no Estado. “A colheita do eucalipto acontece de seis a sete anos após a plantação. Na primeira colheita, o produtor consegue pagar as despesas com lucro de 10%. A partir das próximas colheitas, o lucro sobe para até 70%”, destaca.

Outro elemento que contribui para o desenvolvimento da eucaliptocultura é a flexibilidade de adaptação ao solo e clima. “O cone, tipo de eucalipto mais cultivado no Brasil, é considerado ‘multiuso’ e não é muito exigente, pois se adapta a qualquer tipo de clima e a solos arenosos ou com boa fertilidade”, detalha.

O curso de Cultivo de Eucalipto será realizado no Sindicato Rural de Rio Verde e abordará tópicos como legislação das propriedades, reserva rural e Área de Preservação Permanente (APP). Nas 16 horas de capacitação, os participantes aprenderão a fazer cálculo sobre quanto irão produzir e qual valor dos investimentos, além de pesquisas de mercado.

O instrutor ressalta a importância dessa capacitação do Senar para que Mato Grosso do Sul continue se desenvolvendo no cultivo de eucalipto. “O curso tem como maior objetivo capacitar os participantes a produzir madeira de qualidade e investir na rentabilidade, seja para a produção de celulose, madeira ou carvão”, aponta.

Além do curso de Cultivo de Eucalipto, o Senar oferece ainda mais 83 na semana de 16 a 21 de setembro. Acontece ainda nas cidades de Tacuru, Anaurilândia e Ponta Porã, o Programa Negócio Certo Rural, que contribui para a melhoria da gestão de propriedades rurais, tendo como foco central, o empreendedorismo.

Destaque para o curso de Inseminação Artificial, que será realizado em Anastácio. A capacitação acontece de 16 a 20 de setembro e abordará noções de anatomia, fisiologia e procedimentos seqüenciais do processo de inseminação.

Nos siga no Google Notícias