ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Dinapec vai expor forrageiras tropicais adequadas para a pecuária

Priscilla Peres | 14/02/2016 11:29
 (Foto: Dalízia Aguiar/Embrapa)
(Foto: Dalízia Aguiar/Embrapa)

Entre os dias 9 e 11 de março, acontece em Campo Grande a Dinapec (Dinâmica Agropecuária), que ente outras coisas vai apresentar a vitrine tecnológica da Embrapa, com os últimos lançamentos em forrageiras tropicais para bovinocultura de corte em exposição no campo.

A BRS Tamani está entre os lançamentos. A cultivar de Panicum maximum chegou em 2015 para suprir a demanda por um material de porte baixo, fácil manejo, alto valor nutritivo e perfilhamento. Além disso é uma alternativa às áreas plantadas unicamente com a cultivar Massai.

Apresentada no ano anterior, 2014, a BRS Zuri é uma planta também do gênero Panicum e destaca-se pelo alto grau de resistência à mancha das folhas, causada pelo fungo Bipolaris maydis. Assim em áreas com históricos de infestação do fungo, ela é a mais recomendada. A BRS Zuri também tem alta resistência à cigarrinha-das-pastagens. As duas gramíneas serão destaques nos plotes da Dinapec.

Outras possibilidades encontradas na vitrine são os consórcios em sistemas integrados. O milho safrinha estará acompanhado dos capins Paiaguás, Zuri e Tamani. Já o guandu BRS Mandarim das forrageiras Piatã, Zuri e Tamani.

“As forrageiras favorecem a sua utilização em sistemas integrados por características como o crescimento mais lento na fase inicial com menor competição com a cultura associada; o sistema radicular profundo, que confere maior tolerância a seca e maior reciclagem de nutrientes; e a boa tolerância a sombreamento”, lista o pesquisador Ademir Hugo Zimmer.

A Dinapec 2016 tem a participação das Unidades da Embrapa - Agropecuária Oeste, Pantanal, Florestas, Pecuária Sudeste, Rondônia, Caprinos e Ovinos, Agroindústria de Alimentos, Gado de Leite e Gado de Corte, com parceria da Fundação MS, Unipasto, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).

A Embrapa Gado de Corte está localizada na avenida Rádio Maia, 830, zona rural. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte.

Nos siga no Google Notícias