ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Domínio de frigoríficos no abate de carne em MS é debatido em Brasília

Fabiano Arruda | 24/05/2012 10:14
Presidente da Acrissul, Francisco Maia, reúne-se com secretário de Direitos Econômicos nesta quinta. (Foto: Pedro Peralta)
Presidente da Acrissul, Francisco Maia, reúne-se com secretário de Direitos Econômicos nesta quinta. (Foto: Pedro Peralta)

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) leva nesta quinta para Brasília (DF) o protesto contra do domínio de grupos frigoríficos no abate de carne no Estado.

O presidente da associação, Francisco Maia, reúne-se com o senador Waldemir Moka (PMDB) nesta manhã e, em seguida, com o secretário de Direitos Econômicos, Vinicius Marques de Carvalho.

Ele vai entregar documentos que mostram a concentração de empresas na atividade e pedir medidas do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre o assunto.

Compete à secretaria instruir processos administrativos relativos a condutas anticompetitivas e atos de concentração, o que pode gerar multas como punições.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Acrissul, quatro plantas frigoríficas respondem por mais de 60% dos abates. E a indústria ainda continua operando com ociosidade superior a 40%, o que gera prejuízos para a cadeia na alegação dos produtores rurais.

O movimento nacional contra a concentração dos frigoríficos foi deflagrado na última segunda-feira pela Acrissul e pela Acrimat, que contam com o apoio de outras oito entidades ruralistas de todo o País.

Amanhã o movimento será debatido em Goiânia e no próximo dia 8 de junho em Cuiabá (MT).

Nos siga no Google Notícias