ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em crise no país, produção de cana tem ligeira recuperação em MS

Aliny Mary Dias | 25/04/2014 14:23
Dados mostram que Estado está em ligeira recuperação (Foto: Marcelo Victor)
Dados mostram que Estado está em ligeira recuperação (Foto: Marcelo Victor)

Em balanço divulgado ontem (24) pela Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), o cenário da produção de cana no país é de quebra de 16,9 milhões de toneladas para a safra 2014/2015. No Mato Grosso do Sul, apesar do dado negativo, a situação é de ligeira recuperação em relação à produção no restante do país.

De acordo com os dados da produção nacional, a safra 2014/2015 terá moagem de R$ 580 milhões de toneladas de cana contra 596,9 milhões da safra passada. A justificativa do setor para a queda é o clima. Longas estiagens no ano passado reduziram a capacidade produtiva das lavouras.

Apesar da queda no país, em Mato Grosso Sul o cenário é um pouco diferente. Segundo a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de MS), a produção do Estado deve ter aumento de 6,7% na próxima safra. Serão 44,3 milhões de toneladas.

O presidente da entidade, Roberto Holanda, explica que apesar dos números crescentes e da recuperação da produtividade, a situação ainda é de crise em Mato Grosso do Sul.

“Crescemos um pouco, mas o momento é difícil, de recuperação da produtividade. São problemas climáticos acumulados nas últimas quatro safras”, explica Holanda que ressalta a falta de investimentos no setor por parte da política de governo para uma recuperação mais rápida.

Produção - O ATR (Açúcar Total Recuperável) - que corresponde à quantidade de açúcar disponível na matéria-prima subtraída das perdas no processo industrial – foi um dos mais baixos da história do Estado na safra passada (126,74 quilos por tonelada de cana) e, a custa de muitos investimentos das usinas, deve aumentar para 133,2 quilos.

O Estado manterá como prioridade a produção do etanol. Conforme a Biosul, o consumo interno em 2013 aumentou 42%, e a produção de etanol hidratado (usado para abastecer os carros) deve crescer 8,2% e atingir 1,77 bilhão de litros. Já para o etanol anidro, aquele misturado à gasolina, fecha esta safra com 668 milhões de litros, um crescimento de 13,9%.

Prejudicada anteriormente pelo baixo teor de sacarose, a expectativa é incrementar a produção de açúcar em 19,12%, e chegar a 1,6 milhão de toneladas.

Nos siga no Google Notícias