A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

09/12/2013 09:35

Escola Agrícola de Campo Grande obtém a 3ª melhor nota no País

Luciana Brazil
Sobre os olhos atentos do professor, Maicon e o colega trabalham na horta. (Fotos: Marcos Ermínio)Sobre os olhos atentos do professor, Maicon e o colega trabalham na horta. (Fotos: Marcos Ermínio)

Com 350 alunos matriculados, a Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão Figueiredo é, pelo terceiro ano consecutivo, uma das 10 melhores instituições agrícolas do País. Entre as escolas agrícolas, o estabelecimento municipal ficou em 3º no ranking nacional. 

Neste ano, entre as escolas públicas de Mato Grosso do Sul, a escola também ocupa o 3º lugar no ranking do Enem (Exame do Ensino Médio) 2012, atrás do Colégio Militar e da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa.

O diretor da instituição, Moacir José da Silva Borges, orgulha-se com os resultados e com as consequências do bom trabalho desenvolvido pela escola, localizada na rodovia MS-040, na região do distrito Três Barras, a 35 quilômetros de Campo Grande. Ele ressalta que muitos dos alunos que passarem por lá, ingressaram em universidades federais.

“Temos alunos que fizeram estágio no interior, alunos nossos que hoje são doutorando na UFMS (Universidade Federal de mato Grosso do Sul). Em 2012, 10 alunos foram para a Universidade Federal. O restante ingressou em instituições particulares”, conta Moacir.

Para Moacir, os resultados apontam que a escola “caminha no rumo certo”.

 

Aluno dá ração aos porcos da escola.Aluno dá ração aos porcos da escola.

Criadas para evitar que crianças e adolescentes ficassem sem estudo ou deixassem o campo para frequentar o colégio, as escolas agrícolas inserem o jovem na realidade familiar que irá orientar sua profissão futuramente, na esmagadora maioria das vezes.

Atendendo as regiões do Aeroporto Santa Maria e dos distritos Dom Jardim, Três Barras, Cachoeira e Cedro, a escola agrícola Arnaldo Estevão adotou o ensino integrado, modelo abraçado por apenas mais duas escolas no país.

“Nesta modalidade o aluno apreende as disciplinas comuns de forma conjunta com as disciplinas específicas. Já nas modalidades modular e concomitante o ensino é diferente, mas eles também apreendem as matérias comuns”, explicou Moacir.

Além das matérias  da grade comum, dadas em sala de aula como, matemática, química, física, português e literatura, disciplinas específicas diferenciam o ensino, que vão desde produção animal e vegetal, como produção agroindustrial.

Mas a aprendizagem vai além das mesas e cadeiras. É na lida que os alunos apreendem a trabalhar na horta, a fazer o manejo dos animais, entre outras dezenas de técnicas.

Moacir se orgulha de alunos e professores da escola.Moacir se orgulha de alunos e professores da escola.

Com 14 anos e enxada na mão, Maicon Cristopher Dutra Marques já sabe dizer o que mais gosta no campo. “Entrei neste ano na escola e já apreendi muita coisa, e gosto mesmo é de mexer com gado”.

Para o professor de matemática Marcio Valençoelo, 37, a escola agrícola proporciona uma relação até mesmo de amizade entre professores e alunos. Lecionando há oito anos no local, Marcio ressalta que esta relação ajuda no desempenho dos estudantes.

“Nós até chamamos de família agrícola. A diferença principal desta escola para uma convencional é o contato frequente com os alunos. Isso facilita o trabalho e melhora o desempenho deles. É difícil encontrar em outras escolas um aluno estudando com caderno na mão, do lado de fora da sala. Aqui a gente vê isso. O interesse é grande”.

Mantida com verba municipal, do Ministério da Agricultura e doações, a escola tem hoje cerca de 70 bovinos, 100 galinhas, cinco cavalos, peixes, porcos, aves, além das plantações. Hortas orgânicas e convencionais também são fonte de ensino.

Os alimentos produzidos na escola também são consumidos pelos alunos.

São 70 cabeças de gado que servem para aprendizagem e também para alimento.São 70 cabeças de gado que servem para aprendizagem e também para alimento.
Os porcos são alimentados por alunos da escola Agrícola. Os porcos são alimentados por alunos da escola Agrícola.

Os alunos são divididos em turmas de 25 alunos. Hoje, a escola tem 14 turmas que vão desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Em uma área de 150 hectares, a escola existe desde 1997. Nos primeiros anos de funcionamento, a escola tinha apenas turmas do 5° ao 8° ano. Em 2006, a instituição abriu vagas para o período de qualificação, que vai do 1° ao 3° ano do esino médio. 

"No primeiro ano começa a educação específica, mas continuam a ser lecionadas as matérias comuns. Porém, é um peíodo profissionalizante", explicou Moacir.

Para os alunos que se formam e não ingressam em seguida na faculdade, ainda é possivel fazer um ano de pós-especialização em gado de corte, na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), segundo Moacir. 

Em Mato Grosso do Sul, 10 instituições agrícolas oferecem à crianças e adolescentes a oportunidade de estudar os aprendizados do campo.

Se precisar falar com o prefeito para ficar, eu falo. Não quero ir embora, disse Décio Miranda contratado pela escola em 1997."Se precisar falar com o prefeito para ficar, eu falo. Não quero ir embora", disse Décio Miranda contratado pela escola em 1997.



O que escrever para uma turma tão empenhada?
Parabéns a toda equipe, pois é por meio de um trabalho coletivo que os alunos conseguem aprender, é com a pesquisa e dedicação que os profissionais dessa maravilhosa escola conseguem resultados surpreendentes.
Faço parte dessa equipe e posso dizer que todos lutam a cada dia para formar cidadãos e cidadãs de coragem e que farão a diferença nesse país.
Reconhecer o trabalho de cada profissional os engrandece e possibilita que a responsabilidade de todos aumenta ainda mais.
Obrigada a todos! A nossa luta continua.
Milsa
 
Milsa Duarte Ramos Vaz em 11/12/2013 21:09:30
Parabéns Escola Agrícola! Que orgulho fazer parte há 8 anos desta grande família!
 
Adriana Paula em 11/12/2013 15:16:51
Parabéns aos diretores prof Moacir e Prof Taira, sou dentista na Escola a 28 anos e muito me orgulha ver o sucesso de um projeto sonhado e trabalhado, sou grata por estar la.
 
leyse mara toscano lopes em 09/12/2013 23:50:04
Parabéns a toda equipe da Escola!! Meus filhos foram alunos aí no ensino fundamental e os dois estão muito bem encaminhados, inclusive um deles faz engenharia ambiental na UFMS, graças as boas influências recebidas por aí!! Profissionais de primeira!! Orgulhosa de vê-los em destaque! Obrigada pelo ótimo trabalho por nossos filhos!
 
Marfiza Santullo em 09/12/2013 20:50:33
Sou coordenadora pedagógica nesta escola e me orgulho muito de fazer parte dessa equipe tão competente que desenvolve projetos e trabalham em prol de uma educação de qualidade. O nossos diretores, Prof. Moacir e Prof. Taíra, juntamente a sua equipe docente estão de parabéns pela dedicação que levou nossa escola ao sucesso que representa hoje.
 
Débora Cássia em 09/12/2013 20:46:12
Parabéns a todos ......fko mto feliz com noticias maravilhosas dessa escola......meus filhos também fizeram parte e hj a Monique está terminando a facu e se formando em Engenharia de Produção.............OBRIGADA de coração............abrço
 
Márcia Teresinha Servelin em 09/12/2013 17:21:21
eu comento como consegui
como conseguir uma vaga nesta Escola gostaria de consegui p meu filho.





 
maria dos santos em 09/12/2013 13:16:55
Como sempre nossa escola se destacando, fico muito feliz por isso. Parabéns. Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. Isso tudo por bons profissionais que temos.
 
Luan Marcos em 09/12/2013 13:16:42
OLA GOSTaria d saber o contato da escola,,,,,,alguem pode m passar
meu email.claudia.choris@gmail.com
 
CLAUDIA ALEIXO em 09/12/2013 12:50:35
Valeu TERCEROTAAAA!

Primeiramente agradecer a toda equipe escolar, que sempre nos apoiaram e nos motivaram a obter um bom desempenho em tudo oque fizermos.
Turma do 3º ano de 2012, ae galera somos mais que TERCEIRÃO, somos TERCEROTAS o/, um ano de 2012 muita ralação, e outro de 2013 só de alegria em ver os resultados, de Janeiro (resultados individuais) a Dezembro (resultado coletivo);
 
Nathan Ferreira em 09/12/2013 12:30:58
Sou graduado em Ciências Biológicas, fiz alguns dos meus estágios nesta escola, quero aqui agradecer de publico o espaço me ofertado naquele momento, conheci a escola e todo o seu potencial, o trato com os alunos, tenho o maior orgulho de ter um irmão professor nesta escola, professor a mais de 20 anos sempre com dedicação e carinho para com seus alunos e suas obrigações de mestre, e com certeza contribui para mais esta vitória, parabéns a toda equipe e um parabéns especial ao meu querido irmão Profº Aldeir Dutra de Araujo.
 
Aldecir Dutra em 09/12/2013 12:30:57
NÃO TEM COMO NÃO FICAR FELIZ E PARABENIZAR O PROFESSOR MOACIR E TODA A SUA EQUIPE, PROFESSOR MOACIR QUE SEMPRE PREZOU PELA DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO, COMPETÊNCIA, DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA, VOCAÇÃO, .... ENFIM PELA SERIEDADE E RESPONSABILIDADE.

VALEU E VALE MUITO FAZER O QUE TEM DE SER FEITO BEM FEITO. PARABÉNS.
 
JOÃO CARLOS ALVES DA SILVA em 09/12/2013 12:20:41
Meu nome é Davidson e passei 7 anos nesta escola e dois de meus irmãos também passaram por lá. só tenho a agradecer por ter sido aluno nesta escola. Sou aluno de Ciências Biologicas na UFMS e hoje estou no canada pelo programa Ciências Sem Fronteiras, mas posso dizer com toda certeza que devo muito à Escola Agrícola pelas minhas conquistas.
 
Davidson Nogueira em 09/12/2013 11:47:25
Fico muito feliz em rever pessoas como o Professor Moacir que foi meu professor no ensino fundamental na antiga escola Leovegildo de Melo e também diretor da Escola Agrícola. Para quem está longe do estado é sempre bom rever suas origens.
Parabéns a todos e que este lindo trabalho nunca acabe.
 
Raphael Freitas em 09/12/2013 11:40:47
Parabéns Direção (Professores, Taíra e Moacir), Professores e corpo técnico- administrativo da Escola Agrícola!
Aliar o conhecimento teórico da sala de aula com a prática de campo é um dos principais fatores que auxiliam o bom desempenho dos estudantes, e isso vocês realizam!
O outro fator é o trabalho colaborativo desenvolvido pela equipe técnica e pedagógica da Escola.
 
Marlyse Badeca em 09/12/2013 10:36:31
Fiquei impressionado com os resultados desta instituição, resultados esses que servem de referência para autoridades públicas observarem, acompanharem, imitarem escolas como essas. Parabéns professores e alunos
 
Daniel Ramires em 09/12/2013 10:36:03
Sou técnico agricola formado em 1.972. Sempre trabalhei em Maracaju.Fui fundador e presidente da ATAMAT e SINTAMS, por 3 vezes. Entidades que representam os técnicos agricolas. Esta profissão deu me tudo que sou e tenho hoje, por isto sou grato. Sou autor do MS que permitiu aos técnicos agricolas do MS a prescreverem receituário agricola e serem responsaveis por empresas e armazéns. É uma luta constante contra o sistema dominante das profissões de nivel superior.Mas é uma profissão útil e necessária à sociedade.
Parabéns à todos do colégio agricola pelo trabalho. Se acharem útil estou à disposição para dar umas palestras sobre legislação profissional, já que sou advogado e pedagogo também. Bom Natal. Nelson Dias Neto.
 
nelson dias neto em 09/12/2013 10:27:31
Fui aluna do professor marcio, fiquei muito feliz com o resultado tao bom como esse, sei de seu empenho para com os alunos, parabens, felicidades professor
 
Alexandra de Barros em 09/12/2013 10:27:06
Esta escola é referência no estado e no Brasil, acompanho os resultados e observo que de maneira geral os resultados extrapolam até mesmo os resultados das escolas particulares, inclusive em matematica os resultados ultrapassam escolas conceituadas, com valores altissimos de mensalidades, fico satisfeito e acredito que, com dedicação dos alunos e professores e uma gestão empenhada, é possivel conseguir resultados como esses.
 
Marcos Leon em 09/12/2013 10:11:01
Meu filho foi aluno dessa escola, eu e minha familia nos sentimos muito felizes com esse resultado. Meu filho agradece muito o trabalho de todos, agradeço muito ao professor Marcio, que com seu empenho meu filho conseguiu pontuação alta e estuda na UFMS
 
Manoel Messias em 09/12/2013 10:05:56
trabalho magnifico, vi os resultados do enem, em matematica é disparado a melhor escola do estado, ganhou de muitas escolas particulares. A escola pública ainda tem solução
 
Miriam Gomes de Souza em 09/12/2013 10:02:47
Parabéns pelo excelente trabalho, conheço o professor Márcio, meu filho estudou com ele, e agradeço muito por meu filho hoje estar concluindo a faculdade de engenharia... parabens a todos
 
Carlos Correa em 09/12/2013 10:00:32
Parabeens escola Agricola, sinto muito orgulho de ter sido aluna.
saudadeee
 
Olga Flavia Corrêa Pinheiro em 09/12/2013 09:54:59
Parabens à escola. Eu sou agricolino desde sempre!!! Hoje sou professor da UFMS e digo: adolescente tem que trabalhar como eu trabalhei, carpinei, tratei de animais e estudei e só ganhei na minha vida... Parabéns ao senhor Décio na foto acima, faz de fato um tempao que ele está lá! Estou impressionado! deve ser o pioneiro