ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Estamos aquém do que podemos, diz Reinaldo sobre agricultura familiar

Durante Feira Orgânica, na Praça do Rádio, foram entregues equipamentos para ajudar na produção

Mayara Bueno | 04/07/2018 09:55
Da esquerda à direita, secretário Luiz Fernando, governador Reinaldo Azambuja, secretário de Desenvolvimento, Jayme Verruck. (Foto: Marina Pacheco).
Da esquerda à direita, secretário Luiz Fernando, governador Reinaldo Azambuja, secretário de Desenvolvimento, Jayme Verruck. (Foto: Marina Pacheco).

Produtores da agricultura familiar receberam, nesta quarta-feira (dia 4), equipamentos para fortalecer o setor, entre eles, patrulhas mecanizadas. A entrega ocorreu na Feira Orgânica, na Praça do Rádio, em Campo Grande, com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), além de secretários municipais.

A escolha pelo local levou em consideração o dia em que os produtores vendem seus produtos orgânicos. As máquinas entregues serão destinadas justamente para os produtores que compõem o Cinturão Verde de MS.

São três patrulhas mecanizadas, além de 644 equipamentos, segundo anunciou em discurso o governador. O dinheiro da compra foi liberado por meio de emenda do senador Waldemir Moka (MDB).

Patrulha mecanizada, entregue nesta quarta. (Foto: Marina Pacheco).
Patrulha mecanizada, entregue nesta quarta. (Foto: Marina Pacheco).

De acordo com o secretário da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Luiz Fernando Buainain, o investimento tem de mudar o quadro, que aponta para, em MS, o consumo de apenas 7% do que é produzido aqui.

Reinaldo afirmou que existem 70 mil famílias que dependem da agricultura no Estado e, por isso, precisam de ajuda. Falta, ainda, a titularização de muitas áreas. "É uma luta constante. Importante fortalecer a agricultura familiar para ampliar a renda. Estamos muito aquém do que podemos".

Outra medida que ajudaria o setor, afirma o governador, é fazer com que as famílias da agricultura familiar negociem a venda de seus produtos diretamente com os atacadistas. "Acabar com atravessadores, que negociam e acabam ficando com a maior parte do lucro".

Por parte do governo, a ideia é também dialogar com quem fornece alimentação para os presídios, para incluir os agricultores familiares. "O objetivo é fortalecer e, com isso, a gente melhora a renda".

Nos siga no Google Notícias