A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/10/2014 09:17

Fundação aproveita estiagem para fazer experimentos com irrigação

Priscilla Peres
O teste contempla quatro tipo de cultivo, sendo três com irrigação. (Foto: Fundação Chapadão)O teste contempla quatro tipo de cultivo, sendo três com irrigação. (Foto: Fundação Chapadão)

A Fundação Chpadão está aproveitando o período de estiagem para fazer experimentos com quatro tipos de cultivos de soja, sendo três com irrigação em diferentes níveis e uma dependendo apenas da água das chuvas.

De acordo com a Fundação, o experimento é realizado em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e foram implantadas seis cultivares de soja com ciclo de 100, 110 e 120 dias, em três diferentes manejos de irrigação, uma com reposição de 100% da água necessitada pela cultura, e outras duas com 75% e 40% de reposição respectivamente.

O sistema visa irrigar com custo menor de bombeamento e utilização racional da água. As três serão comparadas com o sequeiro, que dependerá apenas das chuvas. A Fundação fica responsável pela implantação e condução do projeto a campo e a UFMS pelo manejo do turno de rega, aproveitando o conhecimento do professor de irrigação.

O trabalho busca várias respostas para as necessidades dos produtores, como ofertar solução prática aos produtores rurais informando se há necessidade de implantação do sistema de irrigação para suprir a eventual falta de chuvas durante o ciclo de cultivo da soja na região dos chapadões. O trabalho contempla se haverá necessidade de aumentar a população de plantas e em qual cultivar este aumento é responsivo.

O diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges, disse que este é o princípio de um trabalho que deverá ser repetido por três anos para ter uma média e com total segurança disponibilizar os resultados aos produtores. Para ele a continuidade desta trabalho contempla o plantio de milho safrinha, seguido de feijão no mesmo segmento, bem como outros trabalhos no setor de fitossanidade.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions