A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/08/2012 18:44

Milho passa soja e se torna principal grão em produção em MS

Nicholas Vasconcelos
Com 5,6 milhões de toneladas, milho passou a soja como maior cultura em MS. (Foto: Arquivo)Com 5,6 milhões de toneladas, milho passou a soja como maior cultura em MS. (Foto: Arquivo)

O milho passou a soja e se tornou o principal grão produzido em Mato Grosso do Sul, aponta levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta quinta-feira (9). A previsão do instituto é 5,6 milhões de toneladas, enquanto a produção da safra 2010/2011 de soja foi de 4,6 milhões, uma diferença de 1 milhão de toneladas para o milho.

“O avanço da área plantada de milho é reflexo do avanço da agricultura sobre a pecuária, adoção de tecnologias de produção pelo produtor e o bom clima”, avalia Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O resultado dos fatores favoráveis resultou no crescimento de 80% da safra de milho neste ano.

Já a área plantada de soja teve aumento de 50 mil hectares em relação a safra 2010/2011, mas com redução de 13% da produtividade e 10,53% da produção.

“Embora o milho tenha se tornado o principal produto, com o preço da soja subindo no mercado futuro e coincida com o inicio do planejamento da safra a partir de setembro. Com o clima e o preço, a soja deve reassumir o lugar como principal grão”, informou Lucas.

O levantamento também aponta que Mato Grosso do Sul também é um importante produtor de sorgo, mesmo com a redução 40% na produção por conta da diminuição da área plantada. O Estado segue como o 4º maior produtor do grão, com 72 mil toneladas enquanto no ano passado foram 121 mil toneladas.

Segundo o IBGE, o produção de milho no Brasil teve aumento de 27% , considerando as duas safras, com um total de 69,9 milhões de toneladas. O Paraná segue como maior produtor nacional do grão, com 10,3 milhões de toneladas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions