A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/10/2011 10:27

Portaria mantém vacinação do gado contra a febre aftosa em novembro

Marta Ferreira

Pecuaristas queriam antecipar imunização, após foco no Paraguai, mas pedido não foi atendido

Portaria publicada hoje pela Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirma que a vacinação do rebanho bovino contra a aftosa vai ser realizada no mês de novembro, como previsto no calendário anual. Por causa do foco de aftosa registrado no Paraguai, havia um pedido dos pecuaristas para antecipar o prazo, o que não foi considerado necessário.

A campanha para imunizar o gado contra a aftosa tem duas etapas todo ano. A primeira em maio e a segunda em novembro.

Nessa etapa, todos os animais devem receber a dose, o que significa mais de 21,8 milhões de cabeças, segundo o último dado sobre o rebanho de Mato Grosso do Sul, do IBGE. Também devem ser imunizados os bubalinos.

O Governo do Estado só vai atualizar o número de animais quando for concluída essa etapa de vacinação, uma vez que começou uma contagem em maio.

Calendário unificado-Em relação ao ano passado, o calendário da vacinação em novembro muda por causa do fim da ZAV (Zona de Alta Vigilância da Fronteira), que, tinha vacinação em outubro.

Agora, a vacinação será feita em novembro em todas as áreas, com prazo maior no Pantanal, o que sempre ocorreu. Nessa região, os pecuaristas têm até 15 de dezembro para fazer a imunização do rebanho.

A portaria informa que a antecipação da vacinação contra febre aftosa no Pantanal somente poderá ocorrer em um período de, no máximo, 15 dias antes das datas previstas para o início das campanhas, mediante requerimento ao Iagro.

Secretária descarta “vacinação afobada” contra aftosa na fronteira
Mesmo com a nota técnica do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que descarta a antecipação da vacinação da aftosa em Mato Gro...
Mapa descarta antecipar vacinação contra aftosa, mas libera estados
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve publicar portaria nesta quinta-feira em que declara não ser necessária a antecipaçã...
Ministério avalia antecipar campanha de vacinação contra a aftosa em MS
Órgão divulgou hoje nota técnica sobre medidas para evitar entrada da doença, após descoberta de focos no ParaguaiO Mapa (Ministério da Agricultura,...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions