ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Produtividade do milho safrinha em MS deve aumentar 46%

Nicholas Vasconcelos | 31/07/2012 17:58

Produtividade do milho deve aumentar 46% nas lavouras do Estado. (Foto: Arquivo)
Produtividade do milho deve aumentar 46% nas lavouras do Estado. (Foto: Arquivo)

A produtividade do milho safrinha de Mato Grosso do Sul deve alcançar uma média de 4,8 mil quilos por hectare, com média de 80,4 sacas por hectare. As estimativas representam um aumento de 46% em relação à safra passada, que alcançou 3,2 mil quilos por hectare.

Os dados fazem parte do levantamento feito em 14 municípios pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e Aprosoja/MS ( Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), com apoio do Fundems ( Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS). O estudo foi realizado em 884,4 mil hectares, o equivalente a 78% dos 1.127 mil hectares destinados à produção do milho no Estado.

Cerca de 30% da produção já colhida em MS apresenta média ponderada ainda mais elevada, chegando a 97,3 sacas/ha, o equivalente a um rendimento de 5,8 mil quilos por hectare.

Segundo estudos da Fundação MS, a cada dia de atraso no plantio, há a perda estimada de 1,6 sacas por hectare. Informações do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) do IBGE apontam que 80% da produção de milho em MS teve seu plantio dentro do prazo recomendado pelo Zoneamento.

Foram coletadas 95 amostras aleatórias dos campos de milho, com distância de 8 a 15 quilômetros entre cada ponto, em cada município pesquisado.

Costa Rica, na região Norte do Estado, com área plantada de 22 mil hectares,atingiu a maior produtividade do grão, com 118 sacas/ha, acima da média no Estado.

Os municípios de Sidrolândia, Chapadão, Bandeirantes e Caarapó tiveram resultados acima de 100 sacas/ha.

As informações levantadas vão alimentar o banco de dados do Projeto SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias