"Uma hora a conta chega”, diz influenciador doente após ciclos de anabolizantes
Com 1,7 milhão de seguidores, Renato Lopes faz alerta depois de anos de abuso que quase o levou à hemodiálise
Conhecido nas redes sociais como “Pobre Loco”, o influenciador fitness Renato dos Santos Lopes, de 32 anos, usou a própria experiência recente de internação para fazer um alerta público sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes. Com 1,7 milhão de seguidores no Instagram, Renato construiu sua popularidade exibindo a rotina de musculação, competições e lutas e revelou ter desenvolvido insuficiência renal aguda após realizar ciclos intensos de hormônios, com aplicações diárias.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O influenciador fitness Renato dos Santos Lopes, conhecido como "Pobre Loco", desenvolveu insuficiência renal aguda após uso intensivo de anabolizantes. Com 1,7 milhão de seguidores no Instagram, ele realizou dois ciclos hormonais consecutivos em novembro, que resultaram em sua internação hospitalar. Após o susto com a saúde, Renato abandonou os hormônios e mudou seu estilo de vida, focando em alimentação saudável e treinos moderados. O influenciador, que já foi preso por contrabando de anabolizantes, agora usa suas redes sociais para alertar sobre os riscos do uso dessas substâncias e promover hábitos mais saudáveis.
O influenciador disse ter feito duas sequências de ciclos hormonais, em novembro. A primeira, para ganhar massa corporal para uma competição, e depois um novo ciclo, ainda mais pesado, para definir o “shape” para as férias na praia em família. Renato contou que aplicava todo dia quantidade alta de hormônios, usando vários anabolizantes ao mesmo tempo e, após cerca de três semanas, começou a sentir cansaço extremo, sonolência, boca seca, dores na lombar e alterações nos olhos, que ficaram bem vermelhos. Mesmo assim, ele seguiu com o uso.
- Leia Também
- Anabolizantes divulgados por influencer de MS eram feitos em fundo de quintal
- Influencer teve anabolizantes e celular apreendidos em operação da polícia
Enquanto Renato adiava procurar ajuda, sua saúde se agravava, até que buscou atendimento de emergência após sentir agulhadas nos rins. No hospital,segundo ele, foi diagnosticado com insuficiência renal aguda nível 2. De acordo com Renato, o médico alertou que, se tivesse demorado mais dois dias, poderia ser necessário passar por hemodiálise. “O corpo avisa quando tá dando ruim”, afirma o influenciador ao ressaltar que acreditava que nunca teria problema, uma vez que seus exames estavam bons. “Uma hora a conta chega”, alertou ele ao afirmar que tomava anabolizantes sem parar há cinco anos.
Anabolizantes - Segundo o influenciador, o uso de anabolizantes é comum no fisiculturismo competitivo, com poucas exceções. Renato contou que usa hormônios desde 2015, período em que participou de diversos campeonatos e conquistou títulos, como campeão estadual e Garoto Fitness MS. A partir de 2020, quando passou a atuar como influenciador sob o nome “Pobre Loco”, afirmou que começou a ter acompanhamento médico regular e a realizar exames com frequência, que até então não indicavam alterações.
Ao falar sobre a rotina, ele reconheceu que exagerou. “Eu nem ia competir, era só para ir à praia. Foi um vacilo”
O tratamento incluiu hidratação intensa com soro, redução drástica da ingestão de proteínas, repouso e acompanhamento constante com exames a cada três dias. Renato disse que o rim está respondendo bem, mas destacou que não existe medicação específica para o órgão, já que remédios podem sobrecarregá-lo ainda mais. “Tem casos que o rim não volta. Aí é hemodiálise mesmo”, relatou.
Novo estilo de vida - Agora, diz ter abandonado os hormônios e adotado um estilo de vida natural, focado em dieta, muita água, treino moderado e saúde mental. “Hoje estou mais feliz, minha mente está melhor. O anabolizante mexe com a cabeça e com os órgãos por dentro”, disse.
Renato também anunciou que está mudando o conteúdo que produz nas redes sociais. Antes conhecido por falar abertamente sobre anabolizantes, agora pretende abordar alimentação saudável e treinos sem hormônios. “A galera não me segue só pelo shape, mas pela pessoa que eu sou”, e complementa: "Não compensa estar ‘sheipado’ por fora e todo arrebentado por dentro”, afirmou ele que disse querer motivar as pessoas a terem saúde e evitar anabolizantes.
Pai de um menino de 7 anos, Renato disse que o susto serviu como ponto de virada e orou muito para se curar. “Sem saúde a gente não é nada”, afirmou. “Eu me vi doente e pensei em tudo que conquistei. Não dá para aproveitar nada sem saúde”, afirmou. Para ele, o episódio representa “um ano novo e uma vida nova”, com o compromisso de usar sua visibilidade para desencorajar o uso estético de anabolizantes e incentivar uma relação mais cuidadosa com o próprio corpo.
Polêmicas - Fisiculturista, boxeador e empreendedor, Renato também é dono de uma loja de suplementos no bairro Aero Rancho. Apesar do discurso de alerta, a trajetória do influenciador é marcada por controvérsias. Além da prisão por contrabando de anabolizantes, ele já foi alvo de investigações por suspeita de envolvimento em esquemas de venda ilegal de produtos e falsificação de medicamentos, acusações que a defesa nega, alegando que ele atuava apenas como divulgador. Também houve denúncia por exercício ilegal da profissão de personal trainer.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




