Intensidade de dor e a possibilidade do paciente
Você sabia que a resposta do paciente ao estímulo durante o tratamento fisioterápico varia significativamente entre os indivíduos, dependendo da sensibilidade e resistência das estruturas corporais? Pacientes com sensibilidade aumentada necessitam de estímulos leves, como mobilizações suaves e alongamentos, para evitar dor excessiva e promover a mobilidade. Essas intervenções visam aliviar a dor e facilitar o relaxamento sem sobrecarregar o corpo.
Pacientes com maior resistência podem suportar estímulos mais intensos, como exercícios de resistência e fortalecimento. Estas intervenções são adequadas para acelerar a recuperação e a funcionalidade, proporcionando melhorias significativas na força e resistência.
Nossa dica de hoje é: Escute seu corpo. Atente-se aos sinais de dor ou desconforto durante seu tratamento. Mantenha uma conversa aberta sobre suas necessidades e percepções em relação ao tratamento. Siga as orientações do fisioterapeuta, respeitando os limites do seu corpo. Essas práticas ajudam a otimizar o tratamento e a melhorar sua qualidade de vida.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.