ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Sua Saúde

Bronquiolite, Gripe e Covid: veja como se proteger

Crianças são as mais afetadas nas estações com baixa umidade; pediatra dá dicas de prevenção

Conteúdo de Marca - Proncor|Santa Marina | 01/05/2024 07:30
A baixa umidade do ar traz problemas, principalmente para as crianças.
A baixa umidade do ar traz problemas, principalmente para as crianças.

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, as preocupações com doenças respiratórias se intensificam, especialmente entre mães e famílias. Consultórios pediátricos estão enfrentando alta demanda e dificuldades para acomodar novos encaixes. Além disso, notícias sobre internações causadas por essas condições têm circulado amplamente em grupos de WhatsApp e redes sociais, aumentando o temor e a ansiedade em muitos lares.

Diante deste cenário, é importante estar atento às doenças respiratórias que podem surgir ou se agravar nesse período. Conversamos com o médico pediatra do Hospital Santa Marina, Nei Marques Borba, para trazer orientações valiosas sobre como se prevenir e lidar com essas condições.

Por que o outono e o inverno são períodos de atenção?

As temperaturas mais baixas características dessa época do ano favorecem a disseminação de vírus causadores de gripe, resfriados e, é claro, da COVID-19. Além disso, doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquiolite e bronquite, tendem a se agravar durante esses meses.

De acordo com o Dr. Nei Marques Borba, a transmissão dessas doenças ocorrem principalmente em ambientes fechados e pouco ventilados, onde os vírus respiratórios podem circular com mais facilidade. "Portanto, é fundamental manter os ambientes arejados e ventilados para reduzir o risco de contágio", avalia o médico.

Medidas preventivas cruciais:

  • Higienização das mãos: Lavar as mãos corretamente e com frequência é essencial para prevenir a disseminação de vírus respiratórios.
  • Uso de máscara: O uso de máscaras adequadas é uma medida eficaz para evitar a transmissão dessas doenças, especialmente em locais públicos ou aglomerados.
  • Vacinação: A vacinação contra a gripe é uma das melhores formas de prevenção disponíveis. Ela está amplamente disponível na rede pública e privada e é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, com atenção especial para crianças, idosos e imunodeprimidos.
  • Hidratação e alimentação adequada: Manter-se bem hidratado e ter uma alimentação equilibrada fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção de doenças.
  • Exercícios físicos: Praticar exercícios físicos regularmente, mas evitando horários de maior incidência de poluentes no ar, contribui para a saúde respiratória.
    Lavar as mãos corretamente e com frequência é essencial para prevenir a disseminação de vírus.
    Lavar as mãos corretamente e com frequência é essencial para prevenir a disseminação de vírus.

Principais doenças respiratórias no outono e inverno:

Durante essas estações, algumas doenças respiratórias são mais comuns. São elas:

  • Gripe
  • Resfriados
  • Sinusite
  • Bronquiolite
  • Pneumonia
  • Amigdalite
  • Exacerbação de Asma

Sintomas a serem observados:

Os sintomas mais comuns de gripe incluem mal-estar, febre, cefaleia, dor de garganta, dor no corpo e tosse. Já no resfriado comum, os sintomas tendem a ser mais brandos.

Quando procurar ajuda médica:

Caso você ou seu filho apresentem sintomas intensos, é importante procurar um médico o mais breve possível. Especialmente as crianças menores de 5 anos, que têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento e estão mais suscetíveis a essas doenças.

O Hospital Proncor oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana, em três unidades, sendo duas delas dedicadas ao atendimento adulto (Hospital Proncor Centro e Hospital Proncor Chácara Cachoeira) e uma ao atendimento pediátrico no Hospital Santa Marina, que conta com atendimento pediátrico completo e especializado, com Pronto Socorro 24 horas e UTI pediátrica. Nossos pediatras são apoiados por um conjunto de especialistas em áreas como Otorrinolaringologia Pediátrica, Ortopedia Pediátrica, Cardiologia Pediátrica, Nefrologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, entre outras.

Mantenha-se informado e cuidado

Pronto Socorro Pediátrico Hospital Santa Marina.
Pronto Socorro Pediátrico Hospital Santa Marina.

Em caso de sintomas, os Hospital Proncor e Santa Marina estão preparados para te atender, confira os endereços:

É possível fazer agendamento on-line pelo site. (clique aqui)

Acesse telefone, convênios e contatos através deste link: (clique aqui)

Siga Proncor e Hospital Santa Marina nas redes sociais.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias