A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018

22/09/2017 17:11

Concurso de robótica entre alunos de Corumbá tem a água como tema central

Osvaldo Júnior
Juízes analisam trabalho de alunos que participam do torneio de robótica (Foto: Divulgação)Juízes analisam trabalho de alunos que participam do torneio de robótica (Foto: Divulgação)

A água é o centro do problema sobre o qual devem se debruçar alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá, participantes da 4ª edição do Torneio Interclasse de Robótica. A competição começou nesta sexta-feira (22) e termina amanhã.

Conforme a assessoria do Sesi, a competição faz parte do torneio promovido anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul, que começou no dia 12 de agosto pela Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e termina no próximo dia 30 de setembro na Escola do Sesi de Maracaju.

O problema das pesquisas e tema da edição deste ano é “Hydro Dinamics: O que poderia se tornar possível quando compreendemos o que acontece com a nossa água?”. “Esse momento é o mais importante, porque estimula o interesse dos nossos alunos pela pesquisa e pelo conhecimento e o tema proposto neste ano é sempre atual”, comentou a diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Correa da Silva de Jesus.

Ela ainda acrescentou que o torneio de robótica é um momento pelo qual os alunos aguardam ansiosamente. “É sempre um momento de muita alegria e diversão. Os alunos trabalham as pesquisas e os projetos dos robôs para esse torneio e ficam muito ansiosos. É muito gratificante para nós vermos todo o desenvolvimento dos projetos, os trabalhos em equipe, o desenvolvimento das habilidades”, completou.

O torneio em Corumbá é um aquecimento para que os alunos possam se preparar para competições nacionais e internacionais de robótica da FLL (First Lego League). Nesta sexta-feira (22/09), os estudantes apresentaram os projetos de pesquisa e o design dos robôs desenvolvidos para a competição, que, neste sábado (23/09), terão de cumprir as provas em um tempo cronometrado, vencendo a equipe que terminar as tarefas no menor tempo.

Equipes e premiação – As sete equipes da Escola do Sesi de Corumbá que participam do interclasse nesta sexta-feira e sábado são Mágicos do Lego (6º ano A), Tsunami (7º ano A), Ocean Kings (8º ano A), Nova Legião (9º ano A), Aquarius (1º ano), Hidrotec (1º ano), Robot Circus (2º ano B) e Império (2º ano B). Mentora da equipe Mágicos do Lego, a aluna Maria Fernanda Silva explicou que o projeto desenvolvido pelo time foi uma cisterna que capta água do banho para ser reaproveitada em outras atividades.

Os alunos participantes são premiados com medalhas e, além da equipe campeã, as equipes que se destacam nas categorias avaliadas (Pesquisa, Core Values, Design Robô e Desafio do Robô) são contempladas com um certificado de reconhecimento. Na Pesquisa, os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio.

Sesi abre 2,6 mil vagas em cursos gratuitos de robótica em 35 cidades
O Sesi de Mato Grosso do Sul está com 2.607 vagas para cursos gratuitos de robótica para crianças de 7 a 11 anos de idade, que podem ser filhos ou de...
Encerram no dia 13 matrículas do Sesi com mais de 3 mil vagas em 7 cidades de MS
Continuam abertas as matrículas da rede de escola do Sesi, em sete cidades do Estado, para as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, E...
Continuam abertas as matrículas no Sesi em 7 cidades de MS
Continuam abertas as matrículas da rede de escola do Sesi, em sete cidades do Estado, para as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, E...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions