ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Prefeitura quer implantar até outubro 'árvore digital solar' com wi-fi grátis

Modelo é similar ao adotado por municípios da região sul e sudeste

Kleber Clajus | 01/08/2018 12:52
Acesso a internet é financiado por anunciantes, como em praça de Foz do Iguaçú (PR) (Foto: Divulgação/Solus Energia)
Acesso a internet é financiado por anunciantes, como em praça de Foz do Iguaçú (PR) (Foto: Divulgação/Solus Energia)

A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) planeja implantar, até outubro, árvore digital solar com pontos de recarga para celulares e oferta de sinal wi-fi grátis em frente a Prefeitura de Campo Grande. Medida deve ser lançada em 31 de agosto.

"Vamos fazer um chamamento público de empresas interessadas para no máximo estar com a estrutura operando até outubro", pontuou o diretor-presidente da agência, Paulo Fernando Garcia Cardoso. "Isso não vai usar a rede [de dados] e a energia elétrica da prefeitura".

Na prática, tal proposta vem sendo aplicada com mais ênfase por prefeituras paranaenses, paulistas e mineiras desde o ano passado. A lista contempla, dentre outros municípios, Foz do Iguaçú, Maringá, Pato Branco, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

Com placas solares e estrutura de metal, as ditas "árvores digitais" possibilitam o acesso a internet de até 300 pessoas simultaneamente e carregamento de 16 celulares em tomadas dispostas na sua base. Anunciantes, por sua vez, liberam o sinal wi-fi depois de cadastro.

"São eles que pagam pelas árvores, o que não gera custo para a prefeitura", esclareceu ao Campo Grande Newssócio da Solus Energias e Engenharia, Guilherme Marzolla, que já implantou esse tipo de projeto em pleno menos oito cidades do país. A implantação de cada estrutura, como apurado pela reportagem, está avaliada em R$ 40 mil.

Primeiro - Mundo Novo, a 476 quilômetros da Capital, contudo poderá sair na frente neste caso ao integrar projeto da usina de Itaipu Binacional que pretende implantar árvores digitais em municípios lindeiros a área alagada pela barragem. A instalação pode ocorrer entre 45 e 60 dias. Já Campo Grande ainda depende do trâmite da chamada pública e de interessados.

Nos siga no Google Notícias