ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Agora é a vez da temporada verde na Lagoa Misteriosa

Por Paulo Nonato de Souza | 17/10/2025 08:48
Agora é a vez da temporada verde na Lagoa Misteriosa
Vista da Lagoa Misteriosa, em Jardim, no tom da temporada azul, que vai de meados de abril a meados de outubro (Foto: Assessoria/Divulgação)

Vai embora a temporada azul, começa a temporada verde! É assim na Lagoa Misteriosa, um dos principais atrativos de ecoturismo no município de Jardim (MS), a 235 km de Campo Grande. Com o novo capítulo de seu ciclo natural, o cenário cristalino e de visibilidade impressionante dá lugar a uma nova paisagem, marcada pela proliferação sazonal de microalgas que transformam a cor das águas em um fascinante verde-esmeralda.

A temporada azul vai de meados de abril a meados de outubro, quando dá lugar ao fenômeno natural de tom verde-esmeralda, que todos os anos ocorre entre os meses de outubro a março. A elevação da temperatura média diária acima de 26 °C favorece o surgimento das microalgas. Esse processo altera temporariamente a coloração e a transparência da lagoa, oferecendo aos visitantes uma visão diferente, e igualmente encantadora.

Quando as temperaturas voltam a cair, ocorre a chamada inversão térmica, que restabelece gradualmente a transparência das águas e anuncia o retorno da temporada azul, normalmente a partir de abril. Mais do que uma mudança de cor, a transformação da Lagoa Misteriosa representa a força e a beleza dos ciclos naturais, um lembrete de que a natureza está em constante renovação, revelando novas formas de encanto a cada estação.

Na temporada azul, a transparência e a alta visibilidade das águas são um chamariz para as atividades de flutuação e mergulho com cilindro. Durante a temporada verde, a Lagoa Misteriosa permanece disponível para a modalidade de mergulho com cilindro, só que para o nível avançado, ou seja, exclusiva para mergulhadores certificados pela Advanced Open Water Scuba Diver, um curso de aprimoramento das habilidades de um mergulhador. A certificação permite o mergulho até 30 metros de profundidade, o que significa ir além da camada de algas para encontrar novamente as águas azuis e cristalinas.

Agora é a vez da temporada verde na Lagoa Misteriosa
Na temporada verde, a Lagoa permanece disponível para a modalidade de mergulho com cilindro, só que para o nível avançado (Foto: Assessoria/Diviulgação)

Lições da natureza - "Desde 2008 temos buscado compreender a Lagoa Misteriosa, e a natureza, com sua sabedoria, sempre nos ensina que tudo acontece no tempo dela, não no nosso. Às vezes queremos acelerar os processos, mas ela nos lembra que é preciso paciência”, disse João Gomes, instrutor de mergulho da Lagoa Misteriosa.

Segundo ele, este ano foi especial e diferente de muitos outros. “Lembro que em 2012 ou 2014 a Lagoa permaneceu azul por mais tempo, e agora, em 2025, isso voltou a acontecer. Encerramos a temporada azul apenas agora no fim de outubro, algo raro, porque normalmente a coloração verde surge entre 15 e 22 de setembro”, ressaltou ele.

Em 2025, quando a Lagoa ficou azul, atingiu 100% das transparências sem alternar entre tons esverdeados como em anos anteriores. “Tivemos períodos de calor intenso, um dos fatores que favorecem o aparecimento das microalgas responsáveis pela mudança de cor, mesmo assim, em alguns pontos, o azul persistiu mesmo durante o início da fase verde. Isso nos deixa otimistas”, afirmou João Gomes.

Ele avalia que o trabalho que vem sendo realizado desde 2009, com ações de reflorestamento e manejo da matéria orgânica, tem mostrado resultados visíveis. “Cada ciclo é um aprendizado e uma confirmação de que cuidar e respeitar o tempo da natureza é o caminho certo. Agora começa a temporada verde e, como sempre, ela também promete ser um espetáculo à parte”, prevê o instrutor de mergulho.

A Lagoa Misteriosa, um dos atrativos turísticos administrados pelo Grupo Rio da Prata, é famosa por suas águas profundas e pela experiência única de flutuação e mergulho em um ambiente cercado por natureza exuberante. Se ficou animado para viver a experiência do mergulho com cilindro na temporada verde, vale lembrar que as reservas podem ser feitas nas agências de turismo da região de Jardim e Bonito.