Aproveite o recesso escolar sem sair de Mato Grosso do Sul

Enfim, as férias de julho chegaram! É quando muitas famílias se programam para viajar com os filhos em idade escolar, um dos momentos mais esperados do ano pela oportunidade de juntar todo mundo e passear. Para a rede municipal de ensino de Campo Grande, as férias escolares estão programadas para o período de 17 a 31 deste mês, retornando às aulas no dia 1º de agosto.
Se você ainda não se programou e prefere não sair de Mato Grosso do Sul, então escolha um fim de semana e busque as melhores ofertas em lugares como o Pantanal, Bonito, Jardim e Bodoquena, por exemplo, onde o inverno é considerado ameno e a temperatura da água dos rios se mantém entre 22° e 24° graus.
Sim, estamos no inverno, mas isso é tranquilo. Em Bonito, até mesmo os passeios de mergulho e flutuação estão em pleno funcionamento, ou seja, não precisa ter medo da estação mais fria do ano nos principais destinos de ecoturismo sul-mato-grossenses. Mas não significa desprezar suas vestimentas adequadas para se proteger e manter o corpo aquecido, especialmente à noite. Durante o dia as temperaturas variam de 23º a 29º graus.
Sol e céu azul garantem as atividades ao ar livre o dia todo. Afinal, o inverno é a estação que menos chove na região. O nível das águas nas nascentes dos rios baixam e o risco do seu passeio ser cancelado pela chuva é quase zero. Se você curte cair na água, saiba que nos passeios aquáticos, independente da estação, é obrigatório o uso de roupa de neoprene (vestimenta de borracha apropriada para a prática aquática), um tipo de equipamento que mantém a temperatura do corpo.
Allan Velcic, da Rota Aventura, uma operadora pantaneira de cicloturismo especializada em trilhas e roteiros de bike em Bonito, diz que cair na água dos rios da região nesta época do ano é como se estivesse debaixo do chuveiro. “É uma sensação térmica muito agradável porque dentro da água a temperatura é mais alta do que a temperatura externa”, descreve.
Só os passeios com banhos de cachoeiras não são recomendáveis nesta época do ano. Isso porque as cachoeiras estão mais distantes das nascentes dos rios, ao longo do ano são naturalmente frias, e no inverno a água fica ainda mais gelada. Os banhos não são recomendados pelos guias dos atrativos, mas os viajantes mais aventureiros sempre encaram o desafio.
Enfim, opções de passeios interessantes não faltam nos principais destinos de ecoturismo sul-mato-grossenses. Há muito mais atrativos que você pode fazer sem ter que sofrer com a água gelada das cachoeiras. A lista de sugestões inclui rapel, visitar grutas, praticar arvorismo, andar de quadriciclo, passeio de quadriciclo, passeio de barco, observação da fauna e flora, passeio a cavalo e passeio de bike. São os chamados passeios secos, considerados bem tranquilos no inverno.