ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Avanço da vacinação faz Europa reduzir restrições a turistas

Paulo Nonato de Souza | 04/05/2021 07:49
O turismo no mundo começa a se abrir com o avanço das campanhas de vacinação contra o coronavírus (Foto: Reprodução)
O turismo no mundo começa a se abrir com o avanço das campanhas de vacinação contra o coronavírus (Foto: Reprodução)

A semana começou com uma boa notícia para quem curte viajar pelo mundo, e tem preferência pelos países europeus. É que a Comissão Europeia acaba de formalizar um pedido para que os Estados-Membros reduzam as atuais restrições às viagens não essenciais para a União Europeia, por conta da evolução das campanhas de vacinação em nível mundial.

Pela proposta, a única exigência será um Certificado Verde Digital, chamado passaporte da saúde. Esse sistema ainda não está operacional, por ser bastante complexo, mas enquanto o certificado virtual não estiver disponível, os países da União Europeia poderão aceitar documentos de países não pertencentes à UE com base na legislação nacional, tendo em conta a capacidade de verificar a autenticidade, validade e integridade do certificado e se contém todos os dados relevantes.

A proposta inclui viajantes provenientes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também todas as pessoas que receberam a segunda dose (pelo menos 14 dias antes do desembarque) recomendada de uma das vacinas autorizadas pela UE, como AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen. A chinesa Coronavac e a russa Sputnik não estão na lista.

Há expectativa de que essa medida seja estendida para os imunizantes que tenham concluído o processo de listagem de uso de emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde), e isso significa que a lista de vacinas aceitar na Europa pode crescer. A expansão irá depender da evolução da situação da pandemia na UE até que todos os viajantes sejam aceitos no continente, independente da vacina.

A Comissão propõe a alteração dos critérios de restrições devido às provas cada vez maiores do impacto positivo das campanhas de vacinação pelo mundo. A tendência é que a lista de países dos quais são aceitos visitantes em viagens não essenciais, independentemente da situação de vacinação, mas sujeitos a medidas como testes ou quarentena.

A decisão da Europa no sentido de reduzir as restrições para a entrada de turistas, conforme a evolução das campanhas de vacinação e queda no nível de contágio do coronavírus, deverá puxar a fila de outros países considerados destinos turísticos importantes.

O primeiro passo foi dado na semana passada pela própria União Europeia, Estados Unidos e Japão quando anunciariam tratativas para barrar turistas que tenham se submetido a determinados imunizantes. No Brasil, cada seis vacinas aplicadas, cinco são da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantã, e uma é da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Nos siga no Google Notícias