ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Bodoquena já está no clima do trip trail de mountain bike

Paulo Nonato de Souza | 14/04/2023 08:17
Em um cenário privilegiado pelas belezas naturais da Serra da Bodoquena, o Trip Trail Bodoquena de Mountain Bike 2023 terá largada no dia 22, sábado da próxima semana – Foto: Divulgação
Em um cenário privilegiado pelas belezas naturais da Serra da Bodoquena, o Trip Trail Bodoquena de Mountain Bike 2023 terá largada no dia 22, sábado da próxima semana – Foto: Divulgação

O feriadão de Tiradentes na próxima semana será de pedaladas e muita adrenalina no Trip Trail Bodoquena de Mountain Bike 2023. A prova que já está mobilizando o município de Bodoquena, um dos principais destinos de turismo de natureza de Mato Grosso do Sul, a 270 Km de Campo Grande, vai reunir competidores de várias cidades sul-mato-grossenses e até da Bolívia, Venezuela e México.

Com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena entre as principais referencias da região, Bodoquena a cada ano desponta como um dos destinos turísticos mais procurados para os esportes de aventura. Desta vez a atração é o Trip Trail de MTB, que terá largada no dia 22, sábado, a partir das 6h30 da manhã, nos percursos Pró (95 km), Sport (56 km) e Turismo (28 km). A largada será no raiar do dia, às 6h30.

A prova vai reunir ciclistas com idade entre 18 anos e acima de 60 anos. Diferente de anos anteriores, este ano a largada e a chegada da prova serão na sede do município de Bodoquena e não mais no Assentamento Canaã, a 28 km da sede do município. “Decidimos montar toda a nossa estrutura na cidade. Tinha muita gente reclamando de dificuldades de acesso até o Assentamento Canaã, assim acreditamos que ficou mais fácil”, comentou o Carlos Carlos, coordenador do Trip Trail.

Entre os principais competidores estrangeiros, o veterano ciclista Guillermo Leyva, do México, é um exemplo para os mais jovens. Aos 61 anos, ele aparece como um dos favoritos em sua faixa de idade na categoria Sport. Engenheiro de Minas, desde 2016 ele vem a América do Sul como funcionário de uma empresa mexicana com filial na Bolívia e sempre aproveita para competir em Mato Grosso do Sul. Já disputou e ganhou provas importantes de mountain bike como o Eco Pantanal Extremo, em Corumbá, por exemplo.

“Eventos de esportes como o Trip Trail de Mountain Bike são muito importantes para o município, porque não se resumem somente na vinda dos atletas, mas seus familiares, amigos e torcedores, e isso faz com que Bodoquena tenha um fluxo maior de pessoas que aproveitam a oportunidade para conhecer os nossos atrativos, e tudo isso impacta de maneira positiva na rede hoteleira, bares, restaurantes e no comércio em geral”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente.

Distante apenas 57 km do município pantaneiro de Miranda, e a 74 km de Bonito, principal destino de ecoturismo sul-mato-grossense, Bodoquena é o que se pode chamar de lugar privilegiado pela natureza. Oferece dezenas de opções de atividades na natureza, desde trilhas, rios e cachoeiras, que permitem a prática de diversas modalidades de esportes de aventura para quem curte sentir a adrenalina. “Com certeza a gente tem muito interesse nesse tipo de evento, movimenta a cidade e o nosso turismo”, ressaltou a secretária.

ENTENDA O TRIP TRAIL - É uma prova de ciclismo em que o percurso é longo e leva de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. Se a chegada for no mesmo ponto da largada, o ciclista só dá uma volta. O nome Trip Trail é porque o percurso é praticamente uma viagem por trilhas e estradas de terra. Quando o percurso é bem longo, pode ser chamado também de Maratona e chega a levar dois ou até três dias.

Nos siga no Google Notícias