ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 36º

Lugares por Onde Ando

Conheça Natal, um dos melhores destinos do Nordeste

Por Paulo Nonato de Souza | 11/09/2025 11:42
Conheça Natal, um dos melhores destinos do Nordeste
O Parque das Dunas, no meio da cidade, a segunda maior área florestal urbana no país, com lindas dunas, mata e um belo visual para o mar (Foto: Melhores Destinos)

Natal, a capital do Rio Grande do Norte! Fundada em 25 de dezembro, há 425 anos, a cidade está na “esquina” do Brasil, ou seja, é um ponto estratégico no mapa do nosso país e da América do Sul. Cercada por variadas belezas naturais, incluindo praias paradisíacas, não deixa dúvida quanto a sua posição no ranking dos melhores destinos turísticos do Nordeste.

Com 750 mil habitantes, Natal até lembra Campo Grande, que tem 900 mil habitantes, embora a paisagem da capital sul-mato-grossense seja bem diferente, sem praias nem dunas, por exemplo. Ambas podem ser consideradas “cidades grandes”, mas com aquele jeito aconchegante de “cidade pequena”, e sol predominando quase o ano inteiro. Natal oferece passeios e belas praias em qualquer época do ano.

Considerada a cidade com mais dias de sol no Brasil, uma média de 300 dias por ano), Natal é aquele destino em que parece verão o ano todo. É uma cidade com um visual bem diverso, em que as dunas fazem parte do cenário urbano e a natureza se harmoniza com as necessidades dos moradores. No meio da cidade, está preservado o Parque de Dunas, segunda maior área florestal urbana no país, com lindas dunas, mata e um belo visual para o mar. Veja abaixo mais dicas do site Melhores Destinos:

Onde se hospedar - Com uma rede hoteleira que abriga desde grandes resorts da Via Costeira, todos com vista para o mar, aos hotéis e simples pousadas de Ponta Negra, Natal é um destino que agrada a pessoas de diferentes perfis financeiros justamente porque oferece uma enorme variedade de acomodações por preços bem razoáveis.

O que fazer em Natal - Ponta Negra é o principal bairro turístico da cidade e o lugar onde você vai querer curtir ao realizar sua viagem. Ele também tem a principal praia da capital, a Praia de Ponta Negra, e em uma de suas extremidades fica o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros de altura que se tornou cartão-postal do Estado.

A lista das principais atividades em Natal incluem praias, passeios pelas redondezas, conhecer parques de dunas, piscinas naturais e praias vizinhas. Como o Rio Grande do Norte é um estado relativamente pequeno, é bem fácil fazer passeios para destinos próximos. Durante a viagem você também vai querer aproveitar para conhecer os restaurantes de Natal, que reúnem a cozinha do mar e a maravilhosa gastronomia nordestina. Tapiocas, pratos com carne seca e camarões não podem deixar de integrar sua dieta durante a viagem!

As praias de Natal - Com uma paisagem tão variada e um litoral extenso, Natal é ponto de partida para explorar um belo litoral e não só as praias da própria capital como a famosa Ponta Negra como outras áreas do Rio Grande do Norte, como a Praia de Pipa com suas incríveis falésias, ou o litoral norte do estado, onde ficam as Dunas de Pitangui e Genipabu e as piscinas naturais de Maracaja, também conhecidos como Parrachos de Maracajaú. Uma dica importante para quem deseja aproveitar as Praias de Natal, fazer passeios em Natal  e outras atividades, é tentar viajar no período de maré baixa, que é a época em que as piscinas naturais se formam.

Quando ir a Natal - Por ser uma cidade com muitos dias de sol, Natal é atrativa praticamente o ano todo. Então, escolher quando ir a Natal é uma das partes mais fáceis da viagem. A cidade é sempre quente, mesmo no inverno.  A média de temperatura no verão fica na casa dos 27ºC e no inverno, 25ºC, ou seja, a temperatura não varia muito com o passar das estações. A época em que mais chove é o inverno (entre março e julho são os meses mais chuvosos), mas não significa que passem vários dias chovendo na cidade, já que mesmo viajando nessa época você pode pegar bons dias de sol ou assistir ao tempo mudar completamente em questão de minutos.

O verão é mais seco e entre os meses de setembro a fevereiro pouco chove. O sol nasce e se põe mais cedo em Natal e quem não está acostumado vai até estranhar o horário em que escurece. Pelo fato de o sol nascer mais cedo do que em outras áreas do país, o dia também começa mais cedo e as pessoas costumam aproveitar melhor o dia.

A alta temporada em Natal vai de meados de dezembro até o final do Carnaval, que coincide com a época mais seca na cidade. Nesse período há mais procura por hospedagem e preços ligeiramente mais salgados. Natal também costuma receber maior quantidade de turistas nos feriados e quando há grandes eventos. Coloque na mala bastante roupa leve e se proteja do sol, porque os índices solares são extremos.