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Convênio pretende captar novos voos e divulgar rotas turísticas de MS

Parceria entre Fundtur e Sebrae prevê uma série de atividades para alavancar e melhorar turismo do Estado

Leonardo Rocha | 25/07/2019 10:57
Diretor da Fundtur, Bruno Wedling, ao lado do superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, durante assinatura do convênio (Foto: Leonardo Rocha)
Diretor da Fundtur, Bruno Wedling, ao lado do superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, durante assinatura do convênio (Foto: Leonardo Rocha)

A Fundtur (Fundação Estadual de Turismo) e o Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) firmaram convênio, no valor de R$ 750 mil, para realizar atividades em conjunto com a intenção de fortalecer as principais rotas do Estado, captar novos voos, promover o turismo local e capacitar os empresários do setor.

Estas ações fazem parte da segunda etapa do programa “Investe Turismo”, que terá um investimento no Estado de R$ 6,8 milhões, em uma parceria entre governo federal, estadual e entidades da sociedade civil, como o próprio Sebrae, a Fiems (Federação das Indústrias do estado de MS), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), entre outros, que buscam fomentar e qualificar o turismo local.

Neste convênio de hoje (25), haverá um trabalho conjunto entre Fundtur e Sebrae, com recursos do governo estadual. “É uma atuação coletiva, com um prestando consultoria, outro na gestão do negócio, a troca na área de capacitação, estratégia e acesso ao mercado, para divulgar e vender as rotas do Estado”, explicou o diretor-presidente da Fundação, Bruno Wedling.

Novos turistas - Entre ações está captar novos vôos para o Estado, até em nível internacional, para trazer turistas dos Estados Unidos e Chile, por exemplo, assim como continuar comercializando e divulgando as principais rotas, seja em feiras ou em rodada de negócios com agentes de turismo.

“Em feiras vamos apresentar produtos específicos, com atrativos ao destino, já em rodada de negócios mostramos todo o leque de opções no Estado. Outro foco é descobrir quem são nossos turistas, para traçar um perfil”, explicou Wedling. Haverá estratégias montadas para casais, família, jovens e terceira idade.

Parceria – Dentro deste projeto está o Sebrae-MS, que vai levar sua experiência em “rodada de negócios” e capacitação dos pequenos empresários, para contribuir ao setor de turismo. “Precisamos trazer dinheiro novo ao Estado, integrar o turismo com a indústria e agronegócio”, explicou Cláudio Mendonça, diretor do Sebrae.

Mendonça ainda citou a importância dos próprios sul-mato-grossenses conhecer as belezas locais. Além disto, citou a importância da qualificação dos empresários do setor. “Capacitar na gestão financeira, dispor de tecnologia ao turista, uso das mídias sociais e até preparo para participar de uma mesa de negócios”.

O convênio firmado tem prazo de 12 meses, mas já adiantaram que as ações em conjunto já tem previsão de 3 anos, tendo a intenção de ser contínuas. “No turismo não pode parar as atividades de fomento, se interromper o prejuízo é enorme”, ponderou Wedling.

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