ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Corrida neste sábado será um passeio turístico pela Capital

Paulo Nonato de Souza | 16/02/2022 08:12
Em preto e branco: Fachada da antiga Estação Ferroviária de Campo Grande, inaugurada em 1914 como uma das primeiras estações de trem do Centro-Oeste (Foto: Reprodução)
Em preto e branco: Fachada da antiga Estação Ferroviária de Campo Grande, inaugurada em 1914 como uma das primeiras estações de trem do Centro-Oeste (Foto: Reprodução)

Vai ser uma corrida de rua, mas também pode ser um passeio turístico ou uma aula de história sobre Campo Grande. Esta é a ideia da prova noturna “Correndo pela História”, que será disputada neste sábado, 19, com largada às 20 horas no Armazém Cultural, na histórica Estação Ferroviária, inaugurada em 1914 como uma das primeiras estações de trem da região Centro-Oeste.

O percurso será de 5,3 km. No trajeto os participantes irão passar por diversos pontos turísticos da cidade, incluindo praças, monumentos e ruas históricas, como a Avenida Calógeras, uma homenagem a João Pandiá Calógeras, ministro da Guerra no Governo do Presidente Epitácio Pessoa (1919-1922) por seu empenho na instalação da 9ª Região Militar e Comando Militar do Oeste em Campo Grande. A Calógeras foi a primeira referência comercial dos campo-grandenses.

“Importante saber que não teremos parada nos pontos turísticos e históricos para não comprometer o aquecimento dos atletas e o ritmo da prova. Os participantes terão informações  por onde passarão, mas a corrida não terá interrupções”, disse Carlos Porto, da equipe de organização da Correndo pela História.

Será a primeira edição da prova que pretende atrair o interesse dos campo-grandenses para o prazer de turistar em sua própria cidade e também de turistas de outras partes de Mato Grosso do Sul e demais regiões do Brasil para uma viagem de conhecimento sobre a capital sul-mato-grossense. Fora isso, corrida de rua é um tipo de atividade ao ar livre com crescimento de 8% ao ano nos últimos cinco anos, ou seja, mesmo antes da pandemia de Covid-19, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na esquina da 14 de Julho com Cândido Mariano, o Hotel Americano, uma obra de 1935, é um destino histórico de Campo Grande (Foto: Acervo Yoshi Hary Guenka)
Na esquina da 14 de Julho com Cândido Mariano, o Hotel Americano, uma obra de 1935, é um destino histórico de Campo Grande (Foto: Acervo Yoshi Hary Guenka)

A corrida faz parte da programação do projeto Reviva Mais Turismo, criado para fortalecer Campo Grande entre os principais destinos turísticos do Brasil. "O Reviva Mais Turismo segue nos dando frutos, os projetos contemplados acontecem em 2022. Meio milhão de reais foram investidos de forma inédita no turismo campo-grandense. Queremos transformar Campo Grande na potência que ela é enquanto Capital, e esse é apenas o primeiro passo", destacou Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo.

Só quem se inscreveu poderá participar da Correndo pela História. Os pipocas, como são chamados os penetras em corridas de rua, não serão admitidos. Cada corredor inscrito estará devidamente uniformizado com a camisa da prova, até como uma das medidas para identificar e barrar os pipocas. A entrega dos kits vai acontecer na sexta-feira, das 15h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h, na loja da Neo Esporte da Manoel Inácio de Souza, bairro Santa Fé.

COMO SERÁ A CORRIDA:

O Armazém Cultural será o ponto de largada e chegada da prova que terá distância única e pelotão único no feminino e masculino. Veja o percurso abaixo:

  • Armazém Cultural (Estação Ferroviária)
  • Avenida Calógeras
  • Afonso Pena (Morada dos Baís)
  • Camelódromo
  • Mercadão Municipal
  • Colégio Oswaldo Cruz (construído entre 1916 e 1919)
  • Rua 26 de Agosto
  • Memorial dos Desbravadores (Horto Florestal)
  • Feira Indígena
  • Igreja Santo Antônio (15 de Novembro com Calógeras)
  • Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (Avenida Fernando Correa da Costa)
  • Rua 14 de Julho (Praça Ary Coelho)
  • Relógio Público Municipal, o Relógio da 14 (Obra de 1933)
  • Armazém Cultural (Estação Ferroviária)
  • Mapa mostra todo o itinerário da prova Correndo pela História (Arte: Divulgação)
    Mapa mostra todo o itinerário da prova Correndo pela História (Arte: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias