ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  29    CAMPO GRANDE 17º

Lugares por Onde Ando

Dicas de destinos no Brasil que aliam turismo e casamento

Por Paulo Nonato de Souza | 20/05/2022 13:28
Destino de casamentos, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, localizado em meio as montanhas que lembras os alpes europeus – Foto: Reprodução
Destino de casamentos, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, localizado em meio as montanhas que lembras os alpes europeus – Foto: Reprodução

Maio, o mês das noivas. Pelo menos sempre foi o mês mais escolhido pelas noivas para a cerimônia de casamento. No entanto, a pandemia fez com que muitos planos fossem adiados nos últimos dois anos e, por isso, o ano de 2022 começou com um novo cenário em que abril e setembro aparecem como os meses preferidos para se casar.

Se você já programou a data do seu casamento, seja qual for o mês, então é hora de começar a pensar em aliar uma viagem pelo país com uma das datas mais importantes da sua vida. O seu “Destination Wedding” – Destino de Casamento, na tradução do inglês para o português – pode ser um dos destinos nacionais, sugere um levantamento divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo.

“Muitos casais de brasileiros estão escolhendo destinos nacionais para o tão esperado Sim”, diz o documento. Lembra que no Brasil não faltam lugares para a realização do seu “Destination Wedding”, formato de casamento onde a cerimonia é realizada fora da cidade onde os noivos moram, como praias paradisíacas, cidades e vilarejos históricos, ecoturismo, parques, campos ou montanhas.

A lista de dicas começa por Gramado, no Rio Grande do Sul. A charmosa cidade gaúcha foi eleita em uma pesquisa da Booking.com como o 7º destino do mundo mais recomendado para casamentos, ficando à frente de cidades como Cartagena, na Colômbia, e Sydney, na Austrália. Repleta de bons hotéis, capazes de atender milhares de visitantes por ano, o município é muito conhecido pela gastronomia, belas paisagens, frio e romantismo, sendo um dos destinos brasileiros preferidos dos casais apaixonados.

O levantamento do MinTur diz que em Monte Verde (MG), conhecida como a “Suíça Mineira”, tem o distrito de Camanducaia (MG) com perfeita combinação entre frio, romantismo e mata preservada. A vegetação de pinheiros, eucaliptos e montanhas fazem da cidade mineira um sonho para a realização de casamento. Sem contar, é claro, com a excelente rede hoteleira, com pousadas charmosas e restaurantes tipicamente europeus que oferecem delícias como fondues e trutas. Uma boa candidata para os noivos ainda indecisos.

No Nordeste, dois destinos se dividem entre os queridinhos dos românticos: Trancoso (BA) e Fernando de Noronha (PE). O primeiro é dono de belíssimas praias e de um famoso quadrado, que tem como ponto de encontro a igrejinha branca, coração do distrito de Porto Seguro (BA). Sem falar na impressionante paisagem que enfeita qualquer cerimônia. O segundo é um dos mais procurados quando o assunto é casamento. Da pequena Capela de São Pedro, os noivos e convidados desfrutam de um cenário de belezas cênicas que só essa pequena ilha pernambucana oferta.

Alter do Chão (PA) é outro belo destino do país para quem busca um lugar paradisíaco para trocar as alianças. Por lá, as águas doces do Rio Tapajós misturadas às areias brancas e à farta vegetação amazônica tornam o local um bom atrativo para o dia do “sim”. conhecida como o “Caribe da Amazônia”, a vila é farta de atributos que a tornam um dos principais destinos turísticos do Pará: natureza exuberante, atrativos históricos/culturais, gastronomia diferenciada e boa infraestrutura.

Brasília (DF) também aparece na lista de sugestões. Localizada no coração do Brasil, a cidade é repleta de locais que servem de pano de fundo para os casamentos, a começar pela tradicional Catedral Metropolitana. A obra de Oscar Niemeyer é o sonho de muitas noivas. O destino ainda conta com a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima que tem nos azulejos de Athos Bulcão a sua marca registrada. As belezas do Lago Paranoá, cartão postal da capital federal, também podem ser conferidas na hora da celebração.

Nos siga no Google Notícias