Dicas do que fazer em Assunção em uma viagem de 3 dias

Já esteve em Assunção? Apenas 750km separam as cidades de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e a capital do Paraguai, mas, embora tão próximas geograficamente, o fluxo de visitantes campo-grandenses apresenta números baixos, quase insignificantes. O receio de encarar a estrada de carro ou de ônibus, e o custo da viagem de avião, tendo que fazer conexão em São Paulo, são alguns dos fatores desestimulantes.
Fora isso, a imagem de Assunção nunca foi associada ao turismo de lazer como os destinos de praia ou ecoturismo no Brasil, o que certamente influencia na escolha dos nossos viajantes. Ao longo de 2025 o Paraguai passou a ser apresentado aos brasileiros como o melhor lugar da América do Sul para viver e prosperar economicamente, e isso tem despertado interesse geral pelo país. Então, que tal aproveitar suas férias de verão para conhecer a capital paraguaia?
Veja abaixo algumas dicas da Priscila Somera de Medeiros, do Canal Mundo ao Vivo (@mundoaovivo) para um roteiro de três dias em Assunção:
1º Dia - No primeiro dia dedicamos basicamente a conhecer os pontos turísticos mais próximos do hotel. O almoço foi no Lido Bar, um restaurante estilo boteco bem tradicional de Assunção. Em funcionamento desde 1953, o bar é um ponto de encontro dos moradores de Assunção. A comida, apesar de não ter nada de excepcional, é bem saborosa.
Vale destacar que os preços das refeições e das bebidas em Assunção são muito semelhantes aos do Brasil. Por isso não espere fazer uma grande economia caso pretenda ir a restaurantes. De sobremesa, a dica é a sorveteria Amandau, que tem diversas lojas espalhadas pela cidade. Além dos bons preços, os sorvetes são deliciosos.
Na praça em frente ao Lido Bar fica o Panteão Nacional dos Heróis (Panteón Nacional de los Heroes), monumento que atualmente é utilizado como um oratório católico. O monumento começou a ser construído em 1863, mas somente inaugurado em 1936, porque a obra foi interrompida durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), só sendo retomada 70 anos depois.
Um atrativo interessante é a Casa da Independência, única residência do período colonial totalmente preservada de Assunção, e que hoje abriga um museu dedicado à independência do Paraguai. No local há guias que explicam um pouco da história do Paraguai enquanto você circula pelos cômodos da casa, tudo de graça (mas uma gorjeta ou doação é sempre bem-vinda).
A casa era utilizada para reuniões dos revolucionários e pertenceu a parentes do militar Pedro Juan Caballero, um dos integrantes mais ativos do movimento revolucionário que culminou na independência do Paraguai, ex-colônia da Espanha, em 15 de maio de 1811. É um ponto turístico imperdível que vale a pena conhecer.
É possível ir a pé até o Centro Cultural da República, conhecido também como Museu do Cabildo, onde há diversas exposições permanentes e temporárias muito interessantes e, melhor ainda, totalmente gratuitas! O centro cultural fica em um edifício histórico do século XIX. Para encerrar bem o dia, a dica é jantar no restaurante Ña Eustáquia, um lugar muito agradável com comida gostosa e preços atrativos.
2º Dia - O segundo dia do roteiro pode ser dedicado a conhecer mais o centro histórico da cidade, que concentra a maior parte das atrações de Assunção e pode ser facilmente percorrido a pé em apenas um dia. Inicie o passeio pelo Palácio del Gobierno, mais conhecido como Palácio de los López.
O edifício de estilo neoclássico começou a ser construído em 1857 a mando do então presidente Francisco Solano López e sedia até hoje o gabinete da Presidência da República do Paraguai. A sede do governo paraguaio é uma das construções mais interessantes e emblemáticas de Assunção, mas infelizmente não é permitida a visita em seu interior.
A partir da Praça dos Desaparecidos, ao lado do Palacio del Gobierno, você terá uma bela visão da Baía de Assunção e da avenida La Costanera, além de uma pista de caminhada que acompanha a orla da baía do Rio Paraguai. Aliás, esse é um passeio muito agradável para se fazer em um fim de tarde, seja a pé ou de bike. Há pontos para aluguel de bicicleta no local.
Em frente ao Palacio del Gobierno está o Centro Cultural de la Ciudad, mais conhecido como Manzana de la Rivera, formado por nove casas históricas de estilo colonial que faziam parte de uma vila espanhola do século XVIII e que hoje abrigam exposições temporárias e permanentes, um café e uma biblioteca, além de áreas para eventos. Saindo do centro cultural, só atravessar a Plaza de Armas e a Plaza del Congresso, e você estará na Catedral Metropolitana de Asunción, também conhecida por Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, um dos templos católicos mais belos da cidade.
É hora do almoço! Bateu a fome? O Restaurante Bolsi é um lugar muito agradável na região central, com comida deliciosa e preço justo. Serve diversas opções de comida internacional, mas também pratos tipicamente paraguaios. Depois de almoçar, vale fazer uma caminhada para visitar a Plaza de la Democracia e a Plaza de la Liberdad. A dica para o jantar é o Bar San Roque, um dos mais tradicionais de Assunção.
3º Dia - Para começar bem o dia, nada como dar uma volta pela Plaza Uruguaya. A praça funcionou originalmente como um curral de animais, posteriormente convertido em um quartel do exército. Com o fim da Guerra da Tríplice Aliança (mais conhecida pelos brasileiros como “Guerra do Paraguai”), o terreno foi vendido e convertido em uma praça. Em 1885 passou a se chamar “Plaza República del Uruguay” em homenagem ao governo daquele país, pelo perdão das dívidas paraguaias decorrentes da guerra.
Em frente da praça está o Museu Histórico Ferroviário de Assunção (Museo de la Estación Central del Ferrocarril), que funciona dentro de uma estação de trem inaugurada no ano de 1864. No local, podemos ver equipamentos, documentos e fotos da época em que a linha ferroviária de passageiros de Assunção ainda estava ativa. Além disso, há no local uma Maria-Fumaça com um vagão de passageiros do século XIX.
Também vale a pena visitar o Museu Nacional de Belas Artes de Assunção. Fundado em 1909 pelo colecionador Silvano Godoy, diretor geral de museus e Arquivos do Paraguai, o local exibe mais de 84 peças e arte e diversos móveis de época que pertenceram ao seu criador. É uma visita gratuita a um museu com um acervo encantador. Para terminar o dia e o roteiro em grande estilo, ó ir até o Shopping Paseo La Galeria, repleto de lojas, restaurantes e bares bem legais.
Então, ficou animado? Se você também sonha viajar pelo mundo, veja essa matéria inspiradora - Escritório e emprego fixo deixavam vazio e casal resolveu viajar o mundo –, produzida pela editoria de comportamento Lado B.

