ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Escolha seu destino porque o bom e velho Réveillon está de volta

Por Paulo Nonato de Souza | 11/09/2021 08:10
Réveillon de Copacabana na passagem de 2019/2020, a festa é a maior do Brasil, um dos momentos mais efervescentes do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução).
Réveillon de Copacabana na passagem de 2019/2020, a festa é a maior do Brasil, um dos momentos mais efervescentes do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução).

O Réveillon está de volta. Restando menos de quatro meses para a chegada de 2022, destinos turísticos tradicionais como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) planejam celebrações que incluem shows e queimas de fogos, e este ano com um sabor especial por novamente poder celebrar o ano novo nas ruas. Ainda sob recomendações para se evitar os riscos da pandemia, mas já no clima da celebração, bem de acordo com o significado da palavra francesa derivada do verbo réveiller: “o despertar de uma noite longa”. Neste caso, de um longo ano, já que o mundo ficou sem os festejos da virada em 2020/2021.

Isso, graças ao avanço da vacinação contra a Copvid-19. Em todo o Brasil já são 69,1 milhões de pessoas 100% vacinadas, ou seja, 33% da população, conforme números atualizados nesta sexta-feira, 10. No Rio, o planejamento da festa da virada prevê a montagem de 13 palcos em Copacabana, um dos principais cartões-postais do Brasil.

A situação melhorou, as fronteiras internacionais começaram a se abrir para os brasileiros, mas pode ser uma boa ideia pensar em um local no Brasil para passar o ano novo. Viajar de carro para um destino próximo de onde mora ou alugar uma casa, são tendências do momento para fugir da rotina e aproveitar as festas de fim de ano.

De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a expectativa do setor para a virada do ano é alta, e será um dos maiores impulsionadores da retomada no país. “Os números já mostram que os brasileiros estão se sentindo mais seguros para voltar a viajar. O aumento substancial no número de brasileiros vacinados reflete na confiança para a realização de grandes eventos como esse, impulsionando ainda mais o nosso setor e, consequentemente, a economia, gerando emprego e renda para a nossa população”, disse o ministro.

Em Salvador, a prefeitura da cidade tem a expectativa de realizar 5 dias de festas, começando no dia 29 de dezembro e finalizando em 2 de janeiro de 2022, com atrações já definidas. Outra cidade nordestina que vem planejando atrações para a virada é Fortaleza (CE). Ainda no Nordeste, Tibau do Sul (RN) e São Miguel do Gostoso (RN) já agendaram suas grandes festas para o período. De acordo com as autoridades sanitárias dos dois municípios, os eventos podem acontecer desde que cumpram as medidas preventivas.

No sul do país, as cidades de Gramado (RS) e Canela (RS) também contam com celebrações, como o Natal Luz, que este ano acontecerá entre os dias 28 de outubro e 30 de janeiro de 2022, e o Réveillon Vida nova. Quem também confirmou as festividades foi a prefeitura de Balneário Camboriú (SC). Em São Paulo, a prefeitura anunciou no início de julho a intenção de realizar a celebração da virada de ano.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário