ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Guia alerta turista sobre seu papel na volta do turismo

Paulo Nonato de Souza | 19/09/2020 08:18
O Guia do Viajante Responsável pretende evitar cenas como essa em Bonito com aglomeração, desrespeito ao distanciamento social e ninguém de máscara (Foto: Direto das Ruas)
O Guia do Viajante Responsável pretende evitar cenas como essa em Bonito com aglomeração, desrespeito ao distanciamento social e ninguém de máscara (Foto: Direto das Ruas)

Tanto quanto os empresários e as autoridades públicas nos mais variados setores, os viajantes também possuem papel essencial para garantir o sucesso da retomada dos atrativos turísticos depois de cinco meses de paralisação das atividades por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

O turista precisa assumir e cumprir o seu papel, começando pelo respeito aos protocolos de biossegurança implementados em todos os segmentos do turismo. É o que propõe o Guia do Viajante Responsável, lançado nesta sexta-feira, 18, no Hilton Hotel Morumbi, em São Paulo, pelo Movimento Supera Turismo Brasil, criado em junho deste ano com a participação de 27 entidades setoriais do turismo.

“Viagem segura depende de todos nós”, diz o Guia, ao ressaltar que “hotéis, companhias aéreas, agentes de viagem, operadores, parques e atrações turísticas, prestadores de serviços e a cadeia do turismo no seu todo estão preparados para receber você com segurança, e como sabemos que cuidar é responsabilidade de todos, este Guia contém recomendações para uma viagem segura”.

O documento de seis páginas, que pode ser baixado na Internet, lista uma série de recomendações aos turistas, como respeitar protocolos de biossegurança definidos por governos e estabelecimentos que atuam na área, desde os meios de hospedagem, bares, restaurantes e empresas de transporte, por exemplo.

Entre as recomendações, estão o uso de máscara facial, distanciamento social,  higienização das mãos e cumprimento de regras específicas de destinos e equipamentos turísticos em todos os passeios.

Além de sugestões para dar preferência a passeios ao ar livre, considerando que ambientes fechados podem favorecer transmissões, também há orientação para que se faça check-in online e se adotem processos digitais, como a consulta a versões virtuais de cardápios de restaurantes para evitar o contato com objetos que possam facilitar a propagação do novo coronavírus.

Se conseguir atingir a meta de conscientizar os viajantes sobre o seu papel na volta do turismo em tempo de pandemia, o “Guia do Viajante Responsável” pode ajudar a quebrar a resistência de quem ainda não se sente seguro para viajar com medo da contaminação do coronavírus.

Pesquisa divulgada na quinta-feira, 17, pelo Ministério da Infraestrutura, revelou que parte significativa da população brasileira ainda tem receio de deslocamentos. O levantamento diz que 47,5% das pessoas estão inseguras de viajar por conta da crise sanitária e 31,3% responderam já se sentir confortável para viajar.

Nos siga no Google Notícias