ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

João Pessoa, descubra os encantos da capital paraibana

Por Paulo Nonato de Souza | 12/03/2024 09:35
Vista da praia do Bessa, em João Pessoa, apenas um dos vários atrativos turísticos da capital paraibana (Foto: Dayse Euzebio/Secom/Reprodução)
Vista da praia do Bessa, em João Pessoa, apenas um dos vários atrativos turísticos da capital paraibana (Foto: Dayse Euzebio/Secom/Reprodução)

Que tal incluir João Pessoa, a capital da Paraíba, nos seus planos de viagem em 2024? A cidade de 439 anos tem atrativos turísticos incríveis, a começar por suas belas praias, como Cabo Branco e Tambaú, as mais famosas, mas não costuma ser lembrada pelos viajantes sul-mato-grossenses na hora de planejar um passeio de férias, por exemplo.

São as praias que logo vêm à mente quando a gente pensa em viajar para o Nordeste brasileiro. Em João Pessoa, as praias de Cabo Branco e Tambaú são as mais visitadas pelos turistas, mas não são as únicas opções para um belo banho de mar. São as mais bem localizadas em uma região de muitas opções de hotéis, bares e restaurantes.

“A capital paraibana também conquista os visitantes por sua história, gastronomia e pontos turísticos reconhecidos por serem únicos no mundo”, sugere o site VamosViajar, da Latam, com dicas para um passeio de dois dias para você descobrir lugares imperdíveis em João Pessoa.

Primeiro dia: Conhecendo as praias - Começamos nosso passeio pela fantástica Ponta do Seixas, com fina areia branca e água cristalina, um lugar paradisíaco. Não deixe de tirar uma foto junto ao monumento Rosa dos Ventos para documentar que você visitou o ponto mais oriental do continente americano.

Depois de conhecer essa praia de sonho, vale fazer uma visita à ilha que aparece e depois some! Ficou curioso? Estamos falando da Areia Vermelha, uma ilhota efêmera no mar azul turquesa que pode ser avistada apenas 20 dias por mês. É importante programar a sua viagem para ter a oportunidade de vê-la, já que seu aparecimento dependerá da maré. Para chegar até lá e admirar esse espetáculo da natureza é preciso pegar um barco ou um catamarã.

Termine o seu dia assistindo o inesquecível pôr-do-sol na praia do Jacaré, que reúne moradores e visitantes todo final de tarde. Você vai se deliciar não apenas com o entardecer colorido, mas também irá aproveitar os variados cafés, shows musicais e feiras de artesanato, ideais para encerrar os passeios pelas deslumbrantes praias de João Pessoa.

Segundo dia: História e artesanato - Você sabia que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil? Por isso, o centro histórico é uma das atrações fundamentais do destino. Visite o Centro Cultural São Francisco, considerado um dos mais importantes complexos religiosos barrocos do Brasil. A incrível arquitetura externa chama imediatamente a atenção, mas o altar dourado da capela, reconhecido pela UNESCO como uma obra única em todo o mundo, é imperdível. Se quiser ficar por dentro de cada cantinho desse lugar esplêndido, guias turísticos locais oferecem passeios por cerca de R$ 15.

Há que se admirar a quantidade de edifícios importantes no centro histórico da cidade, onde destaca-se o Hotel Globo, que hoje funciona como museu. A entrada é gratuita e, além de uma bela vista para curtir o entardecer, o local conta com obras de artesãos locais e suas “biojóias”, uma experiência imperdível já que a capital paraibana é conhecida como a Cidade Criativa. Esse título é mais do que merecido, já que as artes manuais locais incluem o uso de elementos marinhos como escamas de peixe e pérolas na elaboração das peças.

Se ficou interessado na arte popular e suas múltiplas manifestações, recomendamos uma visita ao Centro de Artesãos Júlio Rafael, que também exibe os belos trabalhos feitos com tecidos e algodão colorido. O segundo dia chega ao fim e é hora de aproveitar para comprar souvenires da cidade no Mercado de Artesanato Paraibano, onde mais de 120 lojas oferecem belos objetos de cerâmica, redes e muito mais.

Nos siga no Google Notícias