ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Lagoa celebra 11 anos com fim da temporada de mergulho

Paulo Nonato de Souza | 29/07/2022 12:19
Casal faz malabarismo na Lagoa Misteriosa, uma imensa caverna que fica na zona rural do município de Jardim (Foto: Lucas Mendes Ramos/Divulgação)
Casal faz malabarismo na Lagoa Misteriosa, uma imensa caverna que fica na zona rural do município de Jardim (Foto: Lucas Mendes Ramos/Divulgação)

Um dos destinos turísticos de flutuação e mergulho com cilindro mais emblemáticos de Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa está celebrando 11 anos de atividades no município de Jardim, distante 237 km de Campo Grande, com o atrativo em movimento de fim de temporada, ou seja, se você curte esses passeios aquáticos, melhor se apressar.

É que a temporada da Lagoa Misteriosa, uma imensa caverna alagada, vai de abril a setembro, período em que as águas do atrativo estão cristalinas e com visibilidade ideal para flutuação e mergulho. Entre os meses de outubro a março ocorre a proliferação de microalgas, fenômeno natural que acontece todos os anos, provocando mudança na coloração das águas, saindo do azul para o verde.

“A previsão é que a temporada deste ano termine na primeira quinzena de setembro. Portanto ainda dá tempo para aproveitar e conhecer esse passeio único em Mato Grosso do Sul”, disse Carla Layane, do setor de Comunicação do Grupo Rio da Prata, responsável pela administração da Lagoa Misteriosa.

Inaugurada como passeio turístico em 29 de julho de 2011, a Lagoa Misteriosa já recebeu milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros, desde mergulhadores profissionais, quem nunca havia mergulhado antes e até quem não sabe nadar. Com 30 metros de largura e 60 de cumprimento, sua profundidade ainda é o grande mistério que justifica seu nome.

HISTÓRIA - O primeiro mergulho na Lagoa Misteriosa foi registrado em setembro de 1992, durante a expedição que envolveu mergulhadores brasileiros e franceses, a “Expedição Franco-Brasileiro Bonito 92”, quando o espeleológo mineiro Augusto Auler atingiu 66 metros. Em 1998, o mergulhador profissional Gilberto Menezes de Oliveira se aventurou até a marca de 220 metros de profundidade, porém, sem avistar o fundo. Foi a sua terceira tentativa.

“A caverna é muito profunda, o que dificulta a exploração devido ao curto espaço de tempo de que o mergulhador dispõe em profundidade. Infelizmente até hoje não foi possível fazer um mapa preciso do local, possuímos apenas um esboço desenhado de memória. O próprio nome do local chama a atenção das pessoas e fascina todos aqueles atraídos pelo desconhecido”, afirma o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira no livro “Cavernas do Brasil”, publicado em 2001.

COMO REALIZAR OS PASSEIOS - A Lagoa Misteriosa oferece aos visitantes os passeios de flutuação e mergulho com cilindro nas categorias batismo (8m) para iniciantes, o básico (18m), avançado (25m) e técnico (60m) para visitantes que possuem curso de mergulho seguindo os critérios de cada modalidade.

As reservas para os passeios são feitas nas agências de turismo da região de Jardim e Bonito. Ao marcar sua viagem ao destino, não esqueça de consultar antes o funcionamento do atrativo no site oficial Lagoa Misteriosa.

Nos siga no Google Notícias