ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Mapa aponta os países mais perigosos para visitar em 2026

Por Paulo Nonato de Souza | 26/12/2025 14:51
Mapa aponta os países mais perigosos para visitar em 2026
Mais do que olhar o mapa para ver a localização do país de destino, veja seus índices se segurança e estabilidade (Foto: Freepik/Reprodução)

Deseja viajar para o exterior em 2026? Tome alguns cuidados antes de ter a certeza de que planejou bem a sua viagem internacional. Cada vez mais os viajantes precisam incluir itens na lista de prioridades que normalmente nem são lembrados. Antes de fechar a compra da viagem para o destino dos sonhos, vale muito dar atenção para questões como segurança, estabilidade política e acesso à saúde

Nem precisa dizer que o mundo não é mais o mesmo. Onde antes se buscava paz e segurança, agora tem os mesmos problemas enfrentados pelos brasileiros desde que nascemos. Portanto, se vai viajar pelo mundo em 2026 esteja preparado para ter a exata sensação de que não saiu do Brasil.

Por exemplo, até mesmo em cidades como Paris, Roma, Londres e Munique, a todo momento irá ouvir e ler mensagens em lugares turísticos alertando sobre o risco de ataques de “pickpockets”, termo em inglês para o que nós chamamos de “batedores de carteira”. São grupos de jovens e adolescentes que se aproveitam da multidão para furtar carteiras e celulares sem serem notados, usando táticas de distração.

Em qualquer viagem internacional normalmente focamos em passaporte, visto, vacinas, seguro-saúde, finanças, passagem, hospedagem, roteiro de passeios e adaptadores de tomada para carregar celular ou computador. Mas, antes de sair do Brasil tenha um olhar atento para a sua segurança no seu destino. O mesmo olhar que os gringos sempre tiveram antes de embarcar para algum destino brasileiro.

Para facilitar a sua escolha, a International SOS, empresa global especializada em saúde e segurança em viagens e operações internacionais, lançou o Mapa de Riscos 2026, com itens comparativos dos riscos de segurança e atendimento de saúde em diferentes partes do mundo. O estudo se baseia em entrevistas online com 860 líderes e tomadores de decisão em gestão de riscos de 94 países, além da análise contínua de especialistas médicos e de segurança da Internacional SOS.

Na avaliação de segurança são levados em conta fatores como criminalidade, violência política, conflitos armados, instabilidade social e a capacidade da infraestrutura local de responder a emergências. No Top 10 dos países classificados como risco extremo de segurança estão o Afeganistão, República Centro-Africana, Iémen, Líbia, Myanmar, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Iraque e Ucrânia.

Um pouco melhor do que o risco extrema, mas com a classificação de alto risco estão Burkina Faso, Etiópia, Haiti, Honduras, Irã, Mali, Nigéria, Níger, Papua-Nova Guiné, Paquistão, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela. O Brasil aparece classificado como país de risco médio em segurança, mesma categoria de vizinhos como Bolívia, Peru e Colômbia, e outros países como Turquia, Índia e Rússia. Saiba mais sobre a International SOS, empresa de serviços de saúde e segurança em funcionamento desde 1985, e não esqueça de acessar o Mapa de Riscos 2026 antes de fechar sua viagem para o exterior no próximo ano.