ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 25º

Lugares por Onde Ando

Motivos não faltam para viajar, mesmo com menos feriadões

Por Paulo Nonato de Souza | 30/12/2023 08:30
Motivos não faltam para viajar em 2024, como ver de perto a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, na França - Foto: Reprodução
Motivos não faltam para viajar em 2024, como ver de perto a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, na França - Foto: Reprodução

O ano de 2024 não será tão animador para quem costuma aproveitar os feriados prolongados para realizar a viagem tão sonhada, diferente do que foi o ano que está terminando. Serão dez feriados nacionais, dos quais sete vão cair em meio de semana (quarta-feira) e em fins de semana (sábado e domingo). Em 2023 o calendário nacional teve sete feriadões.

Ano bissexto (366 dias), em 2024 serão apenas três feriados prolongados, ou seja, vão cair numa segunda ou sexta-feira. Mesmo assim, a breve lista tem o 1° de janeiro, nesta segunda-feira, o que significa chance zero de planejamento de viagem. Os outros dois feriados são o da Paixão de Cristo, em 29 de março (sexta-feira), e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro (sexta-feira).

A partir de 2024, o calendário de folgas ganha um novo feriado nacional. É o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que será uma quarta-feira. Antes, a data não fazia parte do calendário de feriados nacionais, a folga dependia de lei municipal ou estadual, e sequer era celebrada em vários estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

Mas, se o calendário nacional de feriados não é muito animador para os seus planos de viagem, ainda tem os feriados municipais e os estaduais. Para quem vive em Campo Grande serão cinco feriados prolongados. Os outros dois feriadões a mais são o dia do aniversário da cidade, 26 de agosto, uma segunda-feira, e o dia da criação de Mato Grosso do Sul, 11 de outubro, uma sexta-feira.

Mesmo com poucos feriados prolongados, motivos não irão faltar para viajar neste próximo ano. Por exemplo, quem curte shows musicais poderá se programar para ir ao Rock in Rio 2024, que irá acontecer de 13 a 22 de setembro no Rio de Janeiro. Antes, tem o Lollapalooza nos dias 22, 23 e 24 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

No esporte, que tal viajar para ver de perto os Jogos Olímpicos de Paris, na França? As  Olimpíadas 2024 vão acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto com a participação de 10500 atletas de mais de 200 países. O ano que chega ainda tem a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho, e a UEFA EURO 2024, na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho.

LISTA DE FERIADOS NACIONAIS EM 2024:

1º de janeiro, Confraternização Universal – segunda-feira;

29 de março, Paixão de Cristo  – sexta-feira;

21 de abril, Tiradentes  - domingo; /

1º de maio, Dia Mundial do Trabalho - quarta-feira;

26 de agosto, aniversário de Campo Grande (feriado municipal) - segunda-feira;

7 de setembro, Independência do Brasil  - sábado;

11 de outubro, Dia da Criação de Mato Grosso do Sul (feriado estadual) - sexta-feira;

12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida  - sábado;

2 de novembro, Finados  - sábado;

15 de novembro, Proclamação da República  - sexta-feira;

20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra  - quarta-feira;

25 de dezembro, Natal - quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias