ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Pantanal no inverno tem até mergulho e banho de cachoeira

Paulo Nonato de Souza | 06/06/2022 13:20
Ariranhas, espécie de animal que se alimenta basicamente de peixes, muito comum nos rios pantaneiros - Foto: BonitoWay/Reprodução
Ariranhas, espécie de animal que se alimenta basicamente de peixes, muito comum nos rios pantaneiros - Foto: BonitoWay/Reprodução

Em alta por conta da novela, o Pantanal se prepara para receber turistas na estação mais fria do ano. O inverno chegará oficialmente ao Brasil no próximo dia 21, às 5h14 (horário de Mato Grosso do Sul), o que significa que, se você sempre desejou  tirar uma onda de pantaneiro e nunca quis arriscar encarar altas temperaturas, comece a se planejar para aproveitar o friozinho para fazer vídeos e fotos da natureza selvagem do lugar e até cavalgar e manejar o gado como um verdadeiro peão de fazenda pantaneira.

O Pantanal é um destino que independe da estação do ano. Os agentes de turismo que trabalham diretamente com a região pantaneira garantem que há sempre o que fazer o ano inteiro, até mesmo flutuação, mergulho e banhos de cachoeiras. “Tudo funciona normalmente no inverno. A temperatura da água é constante, por volta de 24 graus o ano todo”, garante Carla Layane, do Grupo Rio da Prata, responsável de vários destinos turísticos em Bonito e Jardim.

Em qualquer um dos três principais municípios da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul – Aquidauana, Miranda e Corumbá – o clima característico é o verão, sempre de calor escaldante na casa dos 37 graus. No inverno, as temperaturas variam entre 23 a 29 graus durante o dia, quando acontece a maioria dos passeios turísticos. À noite, raramente ficam abaixo de 11 graus.

O inverno está entre as melhores épocas para a contemplação da fauna no Pantanal. É quando o nível dos rios baixam e os animais ficam mais visíveis e mais fáceis de serem fotografados nas margens de rios e até na beira de estradas, em busca de água ou tomando um solzinho. Também é no inverno que acontece a floração dos Ipês: o roxo em junho, o branco em julho e o amarelo em agosto e setembro.

Como a água fica numa temperatura acessível, pode ser uma boa oportunidade para mergulhar e nadar ao lado de cardumes de várias espécies, incluindo o Dourado. A região é considerada lar de 1000 espécies de aves, 400 espécies de peixes, 300 espécies de mamíferos, 480 espécies de répteis e mais de 9 mil diferentes subespécies de invertebrados. Mas, se você não quiser encarar atividade com água, opções outras no Pantanal não vão faltar, como passeios de rapel, arvorismo, bike e trilhas.

Os passeios são todos guiados, melhor não se arriscar a andar sozinho pelo Pantanal, porque certamente você irá se deparar com animais silvestres em seu habitat natural, como anta, capivara, onça-pintada, jacaré, tucano, arara, tuiuiú, garça, ariranhas, macaco e pode ser que não consiga lidar com uma situação de perigo, por exemplo. É quando ter um guia especializado pode ser fundamental.

COMO CHEGAR – Partindo de Campo Grande, seu caminho é pela BR-262. A partir da cidade de Aquidauana (146 km) você já estará no universo pantaneiro, depois vem Miranda (218 km) até Corumbá (441 km), considerada a capital do Pantanal. Se for viajar de ônibus, entre em contato com a Rodoviária pelo telefone (67 – 3026 6789).

Nos siga no Google Notícias