ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Pedalar em meio a natureza, boa dica para encarar a pandemia

Paulo Nonato de Souza | 31/08/2021 07:43
Localizada entre montanhas, a comunidade Furnas de Dionísio é cenário perfeito para o turismo de aventura (Foto: Quilombos Mountain Bike/Divulgação)
Localizada entre montanhas, a comunidade Furnas de Dionísio é cenário perfeito para o turismo de aventura (Foto: Quilombos Mountain Bike/Divulgação)

Cercada de montanhas, belas cachoeiras, trilhas em meio a mata virgem e um importante legado da história da escravidão no Brasil. Assim é a comunidade quilombola Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, a 40 km de Campo Grande, que irá receber a prova Quilombos Mountain Bike, dia 21 de novembro, com a primeira largada às 7h, nas categorias Pró (109 km), Sport (57 km) e Turismo (36 km), masculino e feminino.

A prova será uma bela experiência de pedalar por estradas de terra em uma área rural próxima de Campo Grande. Para quem curte ecoturismo, nada mais apropriado neste momento da pandemia de Covid-19, em que viajar longas distâncias, de carro ou de avião, ainda requer cuidados (pessoais e coletivos) e os esportes de aventura, que misturam adrenalina e contato com a natureza, despontam como alternativa de passeios ecológicos ao ar livre.

“Furnas do Dionísio é um lugar lindo, maravilhoso e extremamente hospitaleiro”, disse Carlos Porto, promotor da prova Quilombola Mountain Bike. “A categoria Pró é mais competitiva, reúne atletas que treinam para vencer as provas, mas no geral estamos organizando um passeio de bike imperdível, uma experiência do tipo que vale a pena pelas belas paisagens naturais e também pela cultura e a história da comunidade quilombola”, ressaltou.

Devido a pandemia, há limite de participação nas três categorias. Por isso, a organização do evento recomenda garantir logo a inscrição, que pode ser feita na página oficial Quilombos Mountain Bike. A promoção de R$ 138 por participante, iniciada no último dia 7, termina nesta terça-feira, 31, às 23h59. "É hora de aproveitar. Quem gosta de bike, além de participar de uma prova tranquila e fazer turismo de natureza irá conhecer uma comunidade quilombola e saborear comidas locais", alertou Carlos Porto.

História - Com uma área de 1.018 hectares, o Quilombo Furnas do Dionísio foi reconhecido oficialmente pelo governo federal como Comunidade Quilombola em 24 de abril de 2009. O local é um sitio que pertenceu ao escravo liberto Dionísio Antônio Vieira, um mineiro integrante da caravana do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira, que chegou nestas bandas do Brasil em 1890.

A prova será uma bela experiência de pedalar por estradas de terra em uma área rural próxima de Campo Grande (Foto: Quilombos Mountain Bike/Divulgação)
A prova será uma bela experiência de pedalar por estradas de terra em uma área rural próxima de Campo Grande (Foto: Quilombos Mountain Bike/Divulgação)


Nos siga no Google Notícias