ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Pegue o contra-fluxo e adote a sua própria maneira de fazer turismo, sem pressa

Longe de praias, pontos turísticos e monumentos, conheça pessoas, seu modo de vida, suas histórias, sua cultura

Paulo Nonato de Souza | 24/12/2019 06:12
Tenha o mundo em suas mãos, conhecendo pessoas e fazendo amigos nos seus destinos de viagem nas férias (Foto: Reprodução)
Tenha o mundo em suas mãos, conhecendo pessoas e fazendo amigos nos seus destinos de viagem nas férias (Foto: Reprodução)

Praia virou uma espécie de sinônimo de viagem de fim de ano para os brasileiros que vivem longe do litoral. É o caso dos sul-mato-grossenses, por exemplo. Mas, se não faltam meios de transporte para se realizar o sonho de uma viagem, seja de avião, ônibus, carro ou trem, também há muitas maneiras de fazer turismo nas suas férias.

Ano novo, vida nova! Se você já se cansou de fazer o que todo mundo faz e de gostar do que todo mundo gosta, que tal adotar a sua própria maneira de fazer turismo? Fuja das praias, dos pontos turísticos, ignore monumentos, descubra novos destinos, conheça pessoas, lugares diferentes, seu modo de vida, sua comida, suas histórias, sua cultura.

Além das praias, há outras maneiras de fazer turismo. Algumas já são conhecidas, como o Turismo de Negócios, Turismo Ecológico, Turismo de Esporte e Aventura, Turismo Gastronômico e o Turismo Religioso, segmentados e organizados com roteiros definidos.

Se você já fez tudo isso ou não quer nada disso, aí vai uma sugestão para as férias da virada de 2019/2020: Faça Turismo de Observação de Comportamento, não de aves ou animais na natureza, mas observação de pessoas. Seja o guia do seu próprio roteiro e observe a gente do lugar, converse, troque experiências, ensine e aprenda com elas.

“É uma boa maneira de redescobrir que há vida além do WhatsApp. Se você está de férias, não vale usar a surrada desculpa de que está sem tempo para falar com outra pessoa”, sugere a campo-grandense Mariana Barros Medeiros, estudante de medicina em Barretos (SP).

Ela conta que já esteve diversas vezes em Bonito, mas nunca visitou cavernas, cachoeiras nem praticou mergulhos. “Respeito a natureza, mas gosto de pessoas, prefiro saber como elas vivem. Também já estive nem sei quantas vezes no Rio, mas nunca fui ao Cristo Redentor nem conheci nenhuma praia”, ressaltou Mariana.

A dica de seguir o contra-fluxo vai além da busca por destinos mais baratos em épocas com menos turistas. Você pode até viajar para lugares comuns em épocas de turismo de massa, mas não precisa disputar espaços com ninguém para conhecer monumentos ou mergulhar em alguma praia paradisíaca. Ao invés disso, exerça o Turismo de Observação de Comportamento.

É uma maneira de turismo que sugere viajar com tranquilidade. Não apenas ir aos lugares para fazer selfies, sem a devida atenção às suas peculiaridades, mas degustar cada recanto interessante, sem pressa de pegar o próximo avião para outra cidade ou país. Ficar mais tempo em um destino pode render boas histórias para contar na volta para casa, e ainda o colocará como contribuinte com a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Afinal, conforme alerta da 25ª Conferência do Clima (COP 25) da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Madri (Espanha) no início deste mês, o transporte aéreo está entre os maiores emissores de CO2, principal gás de efeito estufa.

Nos siga no Google Notícias