ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Prepare o fôlego porque 2022 vai começar na Lagoa Misteriosa

Paulo Nonato de Souza | 18/03/2022 10:16
A Lagoa Misteriosa, com suas águas azuis, calmas e cristalinas a partir de abril a setembro, um belo convite para curtir flutuação ou mergulho – Foto: Fernando Peres/Divulgação
A Lagoa Misteriosa, com suas águas azuis, calmas e cristalinas a partir de abril a setembro, um belo convite para curtir flutuação ou mergulho – Foto: Fernando Peres/Divulgação

Vai começar a temporada de atividades na Lagoa Misteriosa em 2022. Sempre entre os meses de abril e setembro, a lagoa “sem fundo”, localizada no município de Jardim, distante  237 km de Campo Grande, atrai visitantes de várias partes do Brasil e do exterior. Não por acaso, o atrativo está entre os principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul.

Anualmente a Lagoa Misteriosa é aberta à visitação após o período em que suas águas são invadidas por microalgas, um fenômeno natural que deixa as águas turvas, esverdeadas e sem visibilidade. Por conta disso, entre meados de outubro a meados de abril, a Lagoa fica fechada ao público.

Portanto, são apenas seis meses de atividades por ano e, todos os anos, a proximidade da abertura da temporada causa um certo alvoroço especialmente entre as pessoas que curtem flutuação ou mergulho. Quem já fez o passeio garante que o atrativo de ecoturismo oferece uma experiência única tanto para quem realiza a flutuação quanto para quem faz mergulho com cilindro.

“Inesquecível, algo para ficar para sempre na memória como algo indescritível”, disse o campo-grandense Pedro Henrique Gonçalves, que esteve na Lagoa Misteriosa antes da pandemia e garante que voltará em 2022. “Já estou praticando na piscina da minha casa para chegar lá mais experiente desta vez”, ressaltou.

A data exata para o início da temporada na Lagoa Misteriosa ainda não está definida. "Ainda não tem data definida, porque isso depende das condições climáticas. É preciso esfriar um pouco mais para que as águas voltem a ficar azuis e cristalinas", disse nesta sexta-feira, 18, Carla Layane, da assessoria de Comunicação do Grupo Rio da Prata, empresa responsável pelo atrativo.

Veja abaixo algumas dicas e informações importantes antes de realizar o passeio na Lagoa Misteriosa:

Atividades na Lagoa Misteriosa - São duas opções de passeios. A flutuação, que consiste em realizar um circuito no atrativo, e o mergulho com cilindro, que engloba as seguintes modalidades: Batismo - indicado para quem nunca mergulhou antes ou que não possui curso de mergulho, Mergulho Autônomo Básico para quem possui Open Water Scuba Diver e o Mergulho Autônomo Avançado para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver.

Idade mínima para os passeios  - Crianças a partir de 6 anos podem realizar a flutuação. Já para o passeio de mergulho com cilindro é necessário ter 10 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem sempre estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Precisa saber nadar? - Para fazer a flutuação ou o mergulho, é indicado que a pessoa saiba nadar, mas já aconteceram diversas exceções de pessoas que não sabiam e realizaram o passeio tranquilamente. Mesmo que você não saiba nadar, para fazer o passeio tem que dominar o uso de máscara de mergulho e snorkel. Uso de colete salva vidas auxilia na flutuabilidade durante o passeio de flutuação.

O que levar no passeio - Traga roupas de banho, toalhas, sapatos fechados e confortáveis (para a escadaria), bonés ou chapéus.

Reservas - Para visitar a Lagoa Misteriosa o contato é direto  com as agências de turismo de Bonito ou Jardim. Para o período de férias escolares (julho) ou feriados é recomendado fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois como há um limite de visitantes por dia você não corre o risco de não conseguir visitar o atrativo.

Como chegar - A partir de Jardim, o acesso é pela BR-267 no sentido Porto Murtinho. Fique ligado porque são 36 km até a placa sinalizando a entrada para a sede da fazenda Recanto Ecológico Rio da Prata. Depois da placa são mais 3 km de estrada e estará na Lagoa Misteriosa.

Nos siga no Google Notícias