ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Quer saber onde a pandemia do coronavírus não chegou?

Paulo Nonato de Souza | 27/06/2020 08:12
Stanley, capital das Ilhas Malvinas, ou Falkland Islands, um arquipélago no Atlântico Sul, teve 13 casos de coronavírus e todos os 13 recuperados (Foto: Divulgação)
Stanley, capital das Ilhas Malvinas, ou Falkland Islands, um arquipélago no Atlântico Sul, teve 13 casos de coronavírus e todos os 13 recuperados (Foto: Divulgação)

Já com mais de 9,7 milhões de casos confirmados em 187 países e 200 territórios, incluindo 26 navios de cruzeiros (4,9 milhões de curados e 492 mil mortes), segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a pandemia do coronavírus por enquanto não chegou em pelo menos 10 destinos que são verdadeiros paraísos do turismo mundial.

No total são 14 países do pacífico sem nenhum caso de coronavírus. São pequenas ilhas isoladas na região do Oceano Pacífico, a maioria ex-colônias europeias, que seguem sem nenhuma paciente internado ou suspeito da doença.

Mais do que o isolamento geográfico, fator considerado importante para evitar o vírus, o isolamento social já era uma situação real na vida das pessoas locais e desde o dia 20 de janeiro as autoridades proibiram a chegada de aviões e navios para evitar a entrada de estrangeiros.

Os governos e a população desses países usaram da experiência que tiveram com outras epidemias, como dengue, sarampo e malária em 2019 para agir de maneira rápida no enfrentamento da Covid-19 em 2020, segundo Sheldon Yett, representante da Unicef (Organização das Nações Unidas para Infância) na região. A região possui apenas 0,5% da população de todo o planeta.

No Atlântico Sul, as Ilhas Malvinas, ou Falkland Islands, se preferir, um arquipélago turístico governado pela Inglaterra desde 1982 ao vencer a Guerra das Malvinas com a Argentina, distante 1.913 km de Buenos Aires, apresentam uma situação no mínimo curiosa. Lá foram registrados 13 casos de pessoas contaminadas pelo vírus e todas as 13 curadas.

A ilha de Tarawa do Sul, capital da República de Kiribati, um dos menores países do mundo com 811 km² e 110 mil habitantes (Foto: Divulgação)
A ilha de Tarawa do Sul, capital da República de Kiribati, um dos menores países do mundo com 811 km² e 110 mil habitantes (Foto: Divulgação)

Veja abaixo a lista com 10 destinos turísticos que seguem livres da pandemia, conforme levantamento da tevê alemã Deutsche Welle:

Ilhas Marshall - Localizada na Oceania, tem o dólar como moeda oficial e inglês e marshalês como línguas oficiais. O país leva o nome do britânico John Marshall e a capital Majuro, tem 24 mil habitantes.

Ilhas Salomão – Tem o inglês como língua oficial (e mais de 70 dialetos locais). Honiara é a capital e sua moeda é dólar próprio. É conhecida por sua vida selvagem, incluindo barracudas e crocodilos.

República de Kiribati - A capital é Tarawa do Sul e fala-se inglês e gilbertêse. Formado por 33 ilhas, o país de pouco mais de 100 mil habitantes tem 811km2 e se destaca por ser o único do mundo a ter território nos quatro hemisférios do planeta. Com fuso de +14 em relação a Greenwich, é o primeiro a chegar ao "ano novo", antes mesmo de Nova Zelândia e Austrália.

Micronésia – O país é formado por mais de 600 ilhas em um espaço de 702km2. O idioma é o inglês, a moeda é o dólar americano e a capital é Paliquir. Tem belas praias.

Nauru - É um dos menores países do mundo. A língua oficial é o nauruano e a cidade mais populosa é Yaren. De tão pequeno o país nem tem capital, e a população é de 13 mil habitantes.

Palau - O inglês e o palauano são línguas oficiais e a moeda é o dólar americano. Tem 459km2 e pouco mais que 21 mil habitantes. Sua capital é Ngerulmud.

Samoa – Ex-colônia da Nova Zelândia, fala-se inglês e samoano no país que possui um dos mais altos IDHs da região. O país temcerca de 180 mil habitantes, a moeda é própria, o Tala, e a capital é Apia.

Tonga – É um paraíso do turismo com muitos recursos naturais e cultura para agradar os visitantes. No país fala-se tonganês e inglês, a moeda é a Pa'anga e a capital é Nuku'alofa.

Tuvalu – O país de 12 mil habitantes é formada por um conjunto de nove ihas, fala-se inglês e tuvaluano. Da mesma forma que a Inglaterra, a Austrália e Nova Zelândia, o país tem a Rainha Elizabeth como referência.

Vanuatu - Tem como capital Porto Vila e como línguas oficiais o bislama, francês e inglês. Com quase 300 mil habitantes, o país tem 12 mil km2 e opera com a moeda vatu. Além de belas praias, um dos atrativos locais é um vulcão ativo.

Nos siga no Google Notícias