ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Lugares por Onde Ando

Saiba como se vestir na sua próxima viagem de inverno

Paulo Nonato de Souza | 11/06/2022 08:28
Paisagem de inverno na região Sul do Brasil, se pretende curtir a estação é melhor saber como ficar aquecido - Foto: Reprodução
Paisagem de inverno na região Sul do Brasil, se pretende curtir a estação é melhor saber como ficar aquecido - Foto: Reprodução

Inverno, a estação mais fria do ano. No Brasil, quem gosta de frio se anima com dias mais fresquinhos e sem o calorzão escaldante, mas quem não gosta nem se preocupa. Não temos um frio rigoroso, exceção de alguns destinos turísticos das regiões Sul e Sudeste. De resto, nem mesmo temos tradição de se vestir adequadamente nas viagens para os lugares com invernos mais rigorosos no Brasil ou no exterior.

Na comparação, você até pode avaliar que o frio no Brasil não preocupa, mas o certo é levar na bagagem alguns itens considerados essenciais em viagens de inverno também para destinos nacionais. A lista de cuidados já começa pela checagem da previsão de clima e temperatura do seu destino, e não esquecer de que, se estiver bem aquecido e confortavelmente protegido do frio, certamente irá aproveitar melhor os seus passeios.

De acordo com o Portal de Inverno, plataforma especializada em dicas de destinos e roupas de inverno, antes de selecionar as peças que serão colocadas na mala, é importante observar algumas características da roupa de frio, como gramatura e impermeabilidade.

E para os pés? No caso de bota a dica é escolher um calçado que tenha uma forração em lã sintética, natural ou em materiais tecnológicos. Se o terreno for escorregadio e tiver acúmulo de umidade, é essencial que a sola seja desenvolvida em material antiderrapante e proporcione toda a segurança necessária para evitar quedas ou torções.

Entre os itens que não podem faltar na sua mala são roupas segunda pele e peças para compor a segunda camada de roupa, que pode ser um suéter ou um velo (casaco leve de inverno). Para a última camada, opte por um casaco robusto composto por materiais que garantam o seu aquecimento. Se a previsão for de chuva ou neve, o casado deve ser impermeável!

Se ainda não tinha lido nem ouvido falar sobre se vestir em camadas, saiba que essa é uma dica valiosa para você se sentir confortável, ainda que o frio do lugar o surpreenda. São três itens fundamentais: drenagem interior, isolamento térmico e camada protetora. Veja abaixo as dicas do Portal de Inverno sobre como se proteger do frio usando três camadas de roupas:

CAMADA DE DRENAGEM INTERIOR - Essa camada é composta pela sua roupa íntima e pelo que chamamos de “roupa segunda pele”. Essa camada fica em contato direto com a sua pele e deve, necessariamente, ser composta por tecido térmico com grande capacidade de drenar umidade da sua pele, isolando essa umidade do contato com o corpo. A escolha de um bom conjunto de roupas de frio já começa por esse item.

CAMADA DE ISOLAMENTO TÉRMICO - Essa camada será a responsável por manter você quente, isolando seu corpo da atmosfera e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos de fibras que prendem ar entre si, criando uma barreira que impeça o calor de sair e o frio de entrar. Aqui, é importante procurar materiais como lã, que oferecem isolamento e também características naturais de drenagem ou tecidos sintéticos, como o “velo”.

CAMADA PROTETORA - É a camada exterior, geralmente composta por um agasalho mais poderoso, preferencialmente que cubra seu corpo do pescoço até os joelhos; e calças. A função dessa camada é proteger você da umidade externa – neve, chuva, garoa e afins – e do vento sem, ao mesmo tempo, impedir você de expulsar o suor expelido pelas duas camadas internas. Aqui, os materiais são impermeáveis, mas respiráveis, o que normalmente significa reunir uma trama firme com uma camada externa de isolante térmico.

Nos siga no Google Notícias