ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 10º

Lugares por Onde Ando

Saiba como se vestir na sua próxima viagem de inverno

Por Paulo Nonato de Souza | 11/06/2022 08:28
Paisagem de inverno na região Sul do Brasil, se pretende curtir a estação é melhor saber como ficar aquecido - Foto: Reprodução
Paisagem de inverno na região Sul do Brasil, se pretende curtir a estação é melhor saber como ficar aquecido - Foto: Reprodução

Inverno, a estação mais fria do ano. No Brasil, quem gosta de frio se anima com dias mais fresquinhos e sem o calorzão escaldante, mas quem não gosta nem se preocupa. Não temos um frio rigoroso, exceção de alguns destinos turísticos das regiões Sul e Sudeste. De resto, nem mesmo temos tradição de se vestir adequadamente nas viagens para os lugares com invernos mais rigorosos no Brasil ou no exterior.

Na comparação, você até pode avaliar que o frio no Brasil não preocupa, mas o certo é levar na bagagem alguns itens considerados essenciais em viagens de inverno também para destinos nacionais. A lista de cuidados já começa pela checagem da previsão de clima e temperatura do seu destino, e não esquecer de que, se estiver bem aquecido e confortavelmente protegido do frio, certamente irá aproveitar melhor os seus passeios.

De acordo com o Portal de Inverno, plataforma especializada em dicas de destinos e roupas de inverno, antes de selecionar as peças que serão colocadas na mala, é importante observar algumas características da roupa de frio, como gramatura e impermeabilidade.

E para os pés? No caso de bota a dica é escolher um calçado que tenha uma forração em lã sintética, natural ou em materiais tecnológicos. Se o terreno for escorregadio e tiver acúmulo de umidade, é essencial que a sola seja desenvolvida em material antiderrapante e proporcione toda a segurança necessária para evitar quedas ou torções.

Entre os itens que não podem faltar na sua mala são roupas segunda pele e peças para compor a segunda camada de roupa, que pode ser um suéter ou um velo (casaco leve de inverno). Para a última camada, opte por um casaco robusto composto por materiais que garantam o seu aquecimento. Se a previsão for de chuva ou neve, o casado deve ser impermeável!

Se ainda não tinha lido nem ouvido falar sobre se vestir em camadas, saiba que essa é uma dica valiosa para você se sentir confortável, ainda que o frio do lugar o surpreenda. São três itens fundamentais: drenagem interior, isolamento térmico e camada protetora. Veja abaixo as dicas do Portal de Inverno sobre como se proteger do frio usando três camadas de roupas:

CAMADA DE DRENAGEM INTERIOR - Essa camada é composta pela sua roupa íntima e pelo que chamamos de “roupa segunda pele”. Essa camada fica em contato direto com a sua pele e deve, necessariamente, ser composta por tecido térmico com grande capacidade de drenar umidade da sua pele, isolando essa umidade do contato com o corpo. A escolha de um bom conjunto de roupas de frio já começa por esse item.

CAMADA DE ISOLAMENTO TÉRMICO - Essa camada será a responsável por manter você quente, isolando seu corpo da atmosfera e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos de fibras que prendem ar entre si, criando uma barreira que impeça o calor de sair e o frio de entrar. Aqui, é importante procurar materiais como lã, que oferecem isolamento e também características naturais de drenagem ou tecidos sintéticos, como o “velo”.

CAMADA PROTETORA - É a camada exterior, geralmente composta por um agasalho mais poderoso, preferencialmente que cubra seu corpo do pescoço até os joelhos; e calças. A função dessa camada é proteger você da umidade externa – neve, chuva, garoa e afins – e do vento sem, ao mesmo tempo, impedir você de expulsar o suor expelido pelas duas camadas internas. Aqui, os materiais são impermeáveis, mas respiráveis, o que normalmente significa reunir uma trama firme com uma camada externa de isolante térmico.

Nos siga no Google Notícias